Defesa Civil de Capivari inicia Operação Estiagem

A Defesa Civil de Capivari iniciou a Operação Estiagem nesta quinta-feira, 18. Os integrantes do órgão fizeram um treinamento na cidade Mogi Guaçu, com temas relacionados a prevenção e atendimento de ocorrências. As oficinas estão sendo realizadas no período de 28 de março a 8 de junho em 14 regiões do estado de São Paulo pela CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil). A Operação Estiagem deve seguir até o dia 30 de setembro.

 

Durante o período da Operação, a Defesa Civil intensifica o monitoramento da Umidade Relativa do Ar – URA, que fica mais baixo nessa época, por conta da baixa incidência de chuvas. A URA é aferida em quatro níveis: Observação quando o índice está em até 30%, Atenção quando a aferição fica entre 30% e 20%, Alerta quando o índice varia entre 20% e 12%, e Emergência quando o URA fica abaixo de 12%.

 

A estiagem é um período propício para a ocorrência de incêndios, que podem afetar a saúde. Por conta disso, a Defesa Civil orienta que a população não faça queimadas, use água de maneira racional, evitando banhos prolongados, fechando a torneira enquanto escova os dentes e usando baldes de água para lavar o carro, evitando o desperdício. Em função do tempo seco nessa época do ano, a concentração de poluição na atmosfera aumenta, o que pode afetar a saúde, causando gripe, doenças respiratórias, alergias, irritação nos olhos, nariz e garganta, entre outros.

 

O órgão também sugere o consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia, além de aumentar o consumo de frutas. Outra dica é evitar objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. Para umedecer o ambiente, os moradores podem usar toalhas molhadas nos cômodos, baldes ou bacias com água ou umidificadores de ar, que são encontrados no comércio. Atividades físicas devem ser evitadas entre 11h e 17h, pois é o período do dia em que o ar está mais seco.

 

A Defesa Civil de Capivari está à disposição da população através dos telefones 199 ou 3492-3186.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas