O estilo industrial traz um ar rústico e moderno ao mesmo tempo; entenda porque faz tanto sucesso
A decoração industrial é muito democrática, afinal, exige menos para ser aplicada por suas características rústicas e minimalistas; enquanto outros estilos requerem grandes reformas e itens que podem ser, sim, muito caros, sendo preciso investir uma boa quantia em reformas com troca de pisos, revestimentos, acabamentos e, claro, móveis planejados. Mas, de onde veio o estilo industrial?
Onde surgiu e principais características
O estilo industrial surgiu nos Estados Unidos, entre as décadas de 60 e 70, período em que foram instalados alguns lofts em fábricas e galpões antigos de Nova York.
Esses lofts passavam por pouca ou nenhuma reforma, então, traziam todos os elementos das fábricas, como pé direito alto, fios e tubulações expostos, paredes de tijolos ou concreto aparente e poucas divisórias (muitos espaços eram totalmente abertos).
Esse conceito começou a ser aplicado como um estilo de decoração realmente e foi ganhando força ao passar dos anos. Hoje o estilo é tendência e permanece em alta, sendo ideal tanto para quem realmente ama o estilo e suas características, quanto para quem quer decorar sem precisar fazer grandes reformas e investir muito dinheiro nisso, isso porque não exige grandes reformas e a sua principal característica é esse efeito mais simples e com imperfeições expostas!
Cores do estilo
As cores do estilo industrial são neutras: preto, branco, cinza e amadeirado. É muito comum identificarmos facilmente o estilo industrial pelo preto, que é a cor mais presente nos móveis como mesas, prateleiras e nos próprios trilhos.
Iluminação
Outra característica forte do estilo industrial é a iluminação, que precisa ser direcionada e em uma tonalidade mais quente. Porém, essa iluminação não exige e não combina com spots no gesso ou grandes lustres de cristais. Pelo contrário, o ideal é que se utilize trilhos, arandelas ou pendentes e deixe algumas fiações e tubulações aparentes!
Cinza queimado e tijolo
As paredes também são essenciais para aplicar o estilo industrial. Como é de se imaginar, nas fábricas e galpões não existiam grandes acabamentos, por isso, o comum eram as paredes de concreto e com tijolos aparentes. Atualmente, esse conceito é trazido através das paredes em cimento queimado e papéis de parede de tijolinhos aparentes!
Metalon e madeira para os móveis e decorações
Os móveis industriais são feitos de aço, metal e ferro, quee são característicos desse estilo. Um exemplo são as mesas de jantar e mesas de canto com os pés em metalon e tampa de madeira, que estão muito em alta e trazem muita personalidade ao ambiente.
Além disso, preferir decorações sempre neutras, em tons cinza ou madeira, também fará toda a diferença para complementar o estilo.
Simplicidade, amplitude e imperfeições à mostra!
Basicamente, o estilo industrial se resume em simplicidade e imperfeições à mostra, como as fiações elétricas e tubulações aparentes. Todas essas características tornam esse estilo mais acessível, fácil e prático de ser aplicado, podendo ser moldado conforme a preferência e disponibilidade financeira de cada um. Além disso, também é possível mesclar elementos e combinar com outras decorações que tragam tanto um estilo vintage, quanto moderno. Muito versátil, não é?
VEJA TAMBÉM
Corrida e Caminhada Pernas da Alegria espera público de 6 mil em Americana (SP)
Bolsonaro condenado: e agora?
Neymar e Ivete Sangalo são as celebridades mais carismáticas do país, aponta estudo com brasileiros