Viver em apartamentos mais compactos contribui com a ideia de que é possível e sustentável viver com o necessário
Um apartamento grande e espaçoso é uma realidade que, para muita gente, só existe na vida dos famosos ou em capa de revista. É que os lares estão cada vez menores, e a criatividade tem sido a maior aliada para driblar a falta de espaço. Os móveis multifuncionais são muito úteis, assim como os planejados. Mas quem mora de aluguel muitas vezes precisa pensar um pouco fora da caixinha, para criar uma decoração eficiente e bonita para o ambiente.
Somente o necessário
Já ouviu falar do movimento Tiny House? Além da criação de moradias com tamanhos reduzidos, o movimento, que faz sucesso em todo o mundo, traz uma filosofia baseada no minimalismo. Viver com mais simplicidade, aproveitando os recursos da natureza, sem exageros, são pontos fortes da filosofia. Viver em apartamentos mais compactos faz parte desta mentalidade, de que é possível e sustentável viver com o necessário. Como cantou o urso Balu para Mogli no desenho, a gente só precisa do “necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais”.
Morar em um apartamento pequeno tem suas vantagens, às vezes é a localização, às vezes o custo-benefício, a facilidade de manutenção e até a vista. Mas, como o lar é onde o coração está, é importante tornar este espaço o mais aconchegante possível.
Conhecendo o território
Quando falamos em aproveitar e otimizar o espaço, é fundamental medir cada cantinho, para que seja tudo encaixado como um quebra-cabeças, de forma harmônica. Então, antes de fazer qualquer intervenção na decoração, é importante medir tudo que for necessário e relevante.
Amigos da decoração
A decoração vertical é muito útil em apartamentos pequenos. Por isso, é interessante utilizar nichos e prateleiras, para manter a organização. Tudo com moderação, é claro, para não poluir o ambiente. Além disso, baús, caixas organizadoras, gaveteiros e divisórias ajudam a aproveitar o espaço e deixar tudo organizado.
Os espelhos também são importantes aliados na decoração de apartamentos pequenos, pois ajudam a dar amplitude. Além disso, para dar uma sensação de amplitude, é importante investir em uma decoração clean, para evitar excessos de informações e deixar tudo organizado. Cores neutras também são curingas em espaços pequenos, assim como uma boa iluminação.
Móveis multifuncionais
A indústria de móveis, de olho na tendência de apartamentos pequenos, tem dado cada vez mais destaque a móveis multifuncionais, ou seja, que servem para mais de uma função. São o caso de móveis dobráveis, reclináveis, retráteis e com baú.
Nesta tendência de espaços reduzidos, os condôminos ganharam espaços que antes não tinham, como lavanderias, por exemplo. Em São Paulo, viver em lugares bem servidos de transporte e comércio é muito importante, como um apartamento na Vila Prudente, por exemplo. Por isso, muitas pessoas optam por alugar imóveis pequenos, como studios, lofts e kitnets, que simplificam a vida e facilitam a rotina.
VEJA TAMBÉM
FLAAM leva ao Botânico 4,7 mil amantes da literatura e da arte
Prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga recebe convite do Republicanos para disputar vaga ao Senado
Corrida e Caminhada Pernas da Alegria espera público de 6 mil em Americana (SP)