10 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

De olho no espelho: confira cinco tendências da estética em 2022

Compartilhe essa notícia!

Busca por uma aparência mais natural, preocupação com sustentabilidade dos produtos e prevenção precoce estão entre demandas da área apontadas por especialista do UniMetrocamp Wyden entre os brasileiros

Segundo maior mercado do mundo em cirurgia estética, ficando apenas atrás dos EUA, e com vendas de produtos cosméticos que alcançam mais de 100 bilhões de reais ao ano: não há dúvida de que no Brasil a preocupação com a beleza está na ordem do dia. Mas algumas tendências surgem no horizonte em 2022 para mudar um pouco a forma como os brasileiros buscam a satisfação com a aparência, fator essencial para a autoestima e o bem- estar.

Coordenadora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, Alice Bella Lisbôa destaca cinco tendências que os profissionais especializados em estética e saúde já identificam no atendimento aos clientes e pacientes.

1. Beleza natural. “A tendência da beleza natural, cujo lema é ‘menos é mais’, veio para ficar”, destaca Alice. “O Pinterest, por exemplo, que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias de acordo com seus interesses, noticiou um aumento surpreendente na busca por referências relacionadas a beleza e aparência natural”, revela.

“Parece que chegamos ao fim da era dos procedimentos estéticos exagerados, onde a busca desenfreada por uma adequação a padrões utópicos de beleza fez muitas pessoas se perderem em tratamentos nada saudáveis, causando danos irreparáveis não só na pele, cabelo e corpo, mas arriscando a própria vida”, diz. “Durante o isolamento social, as pessoas se redescobriram e passaram a optar por procedimentos com toques e ajustes refinados e minimalistas, de acordo com o tipo e textura da pele”.

2. Sustentabilidade. A coordenadora do UniMetrocamp Wyden percebe que é cada vez maior a solicitação por produtos cruelty free e eco friendly, que não realizam testes em animais e utilizam menos plástico – ou materiais biodegradáveis – nas embalagens e composições. “São opções que ganham mais espaço nas prateleiras e maior demanda, a natureza e o meio ambiente agradecem”.

3. Skinimalismo. Termo que vem se tornando muito comum, o chamado Skinimalismo reúne as palavras em inglês skin (pele) e minimalism (minimalismo) para identificar a preferência crescente por preservar a beleza natural do rosto, mesmo para os apaixonados por maquiagem. “Utilizar poucos produtos que não visam só colorir ou disfarçar, mas nutrir, hidratar, priorizar e realçar os traços do rosto e a beleza natural garantindo um visual bonito e saudável, esses são os pilares dessa tendência”, ressalta Alice.

4. Prevenção precoce. Pesquisa anual da Academia Americana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva (AAFRS) registrou um aumento de 72% na busca por tratamentos preventivos para a saúde da pele e do cabelo na faixa etária menor de 30 anos. “A preocupação com a prevenção, nutrição e saúde da pele tem iniciado cada vez mais cedo, visando diminuir a necessidade de grandes intervenções estéticas”, relata a coordenadora do UniMetrocamp Wyden. “O cuidado precoce parece ser o caminho para preservar a beleza natural e retardar os efeitos do envelhecimento”.

5. Consultoria de imagem e visagismo. “É cada vez mais frequente vermos campanhas publicitárias que exaltam as belezas e características diversas presentes entre a população do país”, comenta Alice. “Isso faz com que as pessoas passem a ter novas opções de referências e busquem por profissionais atualizados, cuidados e produtos, que valorizem suas características individuais”, avalia. “Os consultores de imagem e visagistas nunca foram tão procurados para ajudar a realçar e valorizar a beleza natural de cada um”, conclui.

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp Wyden

O Centro Universitário UniMetrocamp Wyden é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial — com 29 laboratórios para os cursos específicos, de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas — além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio e palestras com professores estrangeiros. Com 18 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Cursos e estrutura

O Centro Universitário UniMetrocamp Wyden possui 27 cursos de graduação e 38 cursos de Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 29 laboratórios de cursos específicos, com equipamentos de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, 77 salas de aula modernas e equipadas com ar-condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!