Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

DAE segue com ações de melhorias no abastecimento de água


Com ações que contemplam o sistema de abastecimento público de água, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue avançando nas melhorias com o andamento da obra de troca de redes de água e adutoras da região central.

 

Desde 2013, os investimentos somados a outras ações desse tipo, que visam o combate às perdas hídricas, como setorização na distribuição; substituição de tubos, peças e conexões; e reformas e ampliações em estações elevatórias e de tratamento de água chegam a cerca de R$ 32.000.000,00, ente repasses dos governos estadual e federal e contrapartida da autarquia barbarense.

 

A obra de troca de redes e adutoras de água do Centro de Santa Bárbara terá cerca de 24 quilômetros de tubos de materiais de ferro e amianto, instalados há mais de 40 anos, substituídos pelos novos tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), o que beneficiará diretamente essa população na garantia da qualidade da água e na minimização de transtornos causados pela falta do líquido quando da ocorrência de rompimentos no tubo antigo. A medida beneficia também o município no controle de perdas.

 

“Temos o compromisso, firmado pelo Prefeito Denis Andia, de levar água com qualidade à população barbarense. Vamos continuar investindo na substituição das redes antigas, serviço que há muito tempo deveria ter sido realizado inclusive”, afirmou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan. “Somado a isso, reformaremos a Estação Elevatória de Água Bruta do Santa Alice, ampliaremos a reservação de água tratada na cidade, além de tratarmos os problemas crônicos existentes em alguns bairros. Sabemos do grande desafio que é manter o DAE investindo em qualidade, e é por isso que nos esforçamos ainda mais para buscarmos nossos objetivos”, concluiu Piovezan.

 

Ainda no combate às perdas, entre 2014 e 2015, outras regiões do município, como parte da zona leste, que compreende os bairros Planalto do Sol, Jardim das Orquídeas, Dona Regina e São Camilo, além do Conjunto Habitacional Roberto Romano, Chácaras Beira Rio, Glebas Califórnia e São Francisco, tiveram as obras de substituição de trechos de redes e setorização na distribuição de água tratada concluídas.

 

Paralelo a estas ações, a autarquia prossegue com diversas melhorias nas estações de tratamento de água e, também, de esgoto. Duas novas obras de construções das ETEs (Estações de tratamento de Esgoto) Toledos II e Barrocão seguem em andamento e estarão tratando 100% do esgoto depois de concluídas.

 

 

 

DAE/SBO

Comentários

Dennis Moraes