Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

DAE segue com a obra de adutora para a zona leste, na Av. Santa Bárbara


O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste começou nesta semana as intervenções que dão sequência à instalação da nova adutora de água tratada que visa o reforço no abastecimento para a zona leste do município. A obra segue pela Avenida Santa Bárbara, margeando a via sentido à Região Leste, altura do Distrito Industrial, com destino à Estação de Tratamento de Água – ETA IV, no Jardim Souza Queiroz. A ação é parte integrante da obra de ampliação do sistema ETA IV, com investimentos na ordem de R$ 14 milhões, em recurso oriundo do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento – do governo federal.

A obra da adutora, iniciada neste segundo semestre, partiu do ponto de distribuição de água tratada do Jardim Amélia, na Rua do Cloro, onde se encontram instalados os reservatórios que são abastecidos pela ETA IV e distribuem a água para diversos bairros da zona leste. Com 80% da tubulação concluída, a obra segue na sua fase final no trecho que corresponde a intervenções na Av. Santa Bárbara à ETA IV, restando 1.110 metros. No total são quase 5.000 metros de adutora constituída por tubos de material PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com 450 milímetros de diâmetro.

O diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, esteve visitando as obras de ampliação da ETA IV e mencionou os investimentos que a autarquia tem feito em melhorias no abastecimento de água. “Como parte da obra, estamos licitando a nova adutora de água bruta, de 900 milímetros de diâmetro, que vai da Represinha (ponto de captação e distribuição de água bruta) à ETA IV. Em andamento, segue outro investimento também de grande importância, é a obra de ampliação da Estação Elevatória de Água Santa Alice (Represinha), que passará por uma modernização”, disse o superintendente. A obra de ampliação da Represinha tem investimento de R$ 3,8 milhões, com recursos provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio da União, por meio dos Comitês PCJ, e de contrapartida da autarquia.

Além da adutora de água tratada para a zona leste e da adutora de água bruta, que ampliará o volume de água que chega à ETA IV, a obra de ampliação do sistema da ETA IV compreende mais três novos reservatórios, já concluídos, sendo dois na própria ETA IV e um no Jardim Amélia; e, por fim, uma outra adutora de água tratada, essa com 95% concluída, que vai do trecho entre a ETA IV ao reservatório localizado no bairro 31 de Março, substituindo a antiga tubulação.

 

DAE/SBO

Comentários

Dennis Moraes