Santa Bárbara d´Oeste 

DAE SBO: Conclusão da nova adutora São Francisco / Santa Rita foi prorrogada devido às chuvas

Faltando poucos metros pra ser finalizada, a obra da nova adutora de água tratada, responsável por abastecer o reservatório localizado no Jardim São Francisco, em substituição a antiga tubulação, deverá ser concluída na próxima semana. A prorrogação do prazo do término da obra, que inicialmente era para esta quinta-feira (14), se deu por conta da chuva que caiu nesta quarta e madrugada de quinta e das condições climáticas previstas.  A instalação da nova tubulação visa melhorias no sistema de distribuição de água para as regiões do São Francisco e Santa Rita.

 

Com um percurso de 1.500 metros, entre a ETA IV (Estação de Tratamento de Água), no Jardim Souza Queiroz, e o reservatório do Jardim São Francisco, a nova adutora trará mais segurança no abastecimento de água das regiões atendidas, reduzindo manutenções e combatendo perdas de água no trajeto, uma vez que os tubos antigos se encontram com suas estruturas comprometidas pelo tempo, ocasionando constantes rompimentos e afetando o fornecimento de água durante as manutenções.

 

O novo cronograma da obra prevê a conclusão para a semana que vem, retomando os trabalhos na segunda-feira (18), pela Rua Xavantes, próximo ao reservatório, cronograma que poderá ser novamente alterado em caso de novas chuvas. O DAE reforça o pedido de compreensão dos moradores e motoristas usuários da via com os transtornos momentâneos.

 

Obra de melhorias no abastecimento de água segue intensa na Zona Leste

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue com a obra de setorização na distribuição de água em duas regiões da Zona Leste: Cidade Nova e Jardim Europa, que compreendem os bairros Cidade Nova I e II, Jardim Esmeralda, Jardim Pérola, Jardim das Palmeiras e Jardim Europa. Novos tubos de água nas calçadas e adutoras nas ruas trarão um melhor controle no abastecimento de água nessa extensa região do município.

 

Os benefícios da obra, inserida no montante de melhorias da 2ª etapa de ampliação no abastecimento da Zona Leste, com investimento de R$ 15,4 milhões, vão poder delimitar áreas de abastecimento e torná-las conhecidas, de modo que, uma manutenção de rede de água que venha ocorrer em uma determinada região setorizada não afetará outra com o possível desabastecimento, minimizando, consideravelmente, a quantidade de imóveis que poderiam ser atingidos pela falta d’água.

 

A melhoria permitirá também a facilidade na identificação de vazamentos, tanto de proporção menor quanto maior, mesmo antes de o vazamento se tornar visível, combatendo assim perdas reais de água. O Controle da pressão de água que chega às torneiras das casas é mais um dos benefícios da obra de setorização.

 

Tais medidas serão possíveis com o auxílio de equipamentos medidores de vazão eletromagnéticos, os quais serão instalados nas saídas dos reservatórios. Este controle servirá de indicador para pesquisas de vazamentos, através das vazões mínimas noturnas, conforme aumenta as vazões nesse período (noite), aumenta a possibilidade de vazamentos no setor correspondente.

 

O DAE reforça o pedido anterior e solicita a compreensão dos moradores dessa região da cidade com esta importante obra que trará inúmeros benefícios aos moradores, assegurando também tranquilidade no abastecimento de água para futuras gerações. Os investimentos são com recursos do governo federal e próprio do DAE.

 

Comentários

Notícias relacionadas