DAE renova camada filtrante no tratamento de água das ETAs


Visando manter o bom funcionamento dos serviços prestados no tratamento de água, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste realiza a reposição do carvão mineral antracito nos filtros das ETAs II e IV, Estações de Tratamento de Água em atividades no município, localizadas na Vila Aparecida e no Jardim Souza Queiroz, respectivamente. Desde a semana passada as reposições acontecem na ETA IV.

 

A ação é feita uma vez por ano para repor as perdas do produto no processo de retrolavagem dos filtros, que ocorrem periodicamente. Para cada filtro são colocados cerca de 250 sacos de carvão antracito, que pesam 25 quilos cada. A reposição é uma das medidas que garantem a qualidade da água tratada e contribui na redução de custos para o departamento com a energia elétrica, pois permitem que os intervalos entre as retrolavagens sejam ampliados. No total, são 19 filtros que integram o sistema nas duas estações.

 

No processo de filtragem da água o carvão mineral compõe a primeira camada filtrante, seguido das camadas de areia e pedras. Todo esse processo composto pela filtragem desses diferentes materiais configura-se como a última etapa de tratamento, desde a chegada da água bruta na estação até o fornecimento de água tratada aos munícipes. O antracito proporciona melhores resultados na remoção de cor e turbidez, além de remover sabor e odor da água. Desse ponto, a água está pronta para o armazenamento e distribuição.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas