29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE recebe os tubos de PEAD para obra emergencial

Compartilhe essa notícia!

Os tubos que irão compor a adutora da obra emergencial de captação de água das represas da antiga Usina Santa Bárbara começaram a chegar ao DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, nesta semana. Distribuídos em 22 carretas carregadas, totalizando 3.150 metros, os tubos serão responsáveis pelo recalque da água bruta daquela reserva hídrica para ser tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água) II, localizada na Vila Aparecida. A compra do material foi feita com investimento de R$ 1.949.999,94 em recursos próprios da autarquia.

 

A obra faz parte das alternativas de captação de água de outros mananciais existentes na cidade iniciadas pelo DAE, em novembro do ano passado, devido à estiagem que afetou o Estado de São Paulo. Os tubos, de 630 mm de diâmetro e de material PEAD (Polietileno de Alta Densidade), completarão o percurso de 3.648,67 metros de extensão, tendo 498,67 metros da adutora já instalada. Esta obra projeta ainda a possibilidade de captação de água do Rio Piracicaba e do Ribeirão dos Toledos, que são os mananciais que se localizam próximos às represas da antiga usina.

 

A tubulação será instalada no seguinte trajeto: da Estrada Usina de Cillos, localizada na margem direita da lagoa que fica entre os bairros Beira Rio/Glebas Califórnia, seguirá ao lado do Residencial Dona Margarida até a Avenida Monteiro Lobato, no Jardim Primavera, e continuará nas avenidas Monte Castelo e João Ometto, finalizando o trecho pelas ruas Azaléias, Girassóis e Calil Baruque, chegando à ETA II.

 

Mais três frentes de trabalho compreendem as obras emergenciais, com duas na fase final de conclusão, sendo a da captação do Ribeirão dos Toledos, no Jardim Conceição, até a ETA IV, no Jardim Souza Queiroz, e da lagoa localizada na Estrada do Barreirinho, formada pelas águas das represas da Usina de Cillo, até a Represinha – ponto de captação de água bruta -, no Jardim Santa Alice, e uma que foi finalizada em janeiro e que já contribuiu com o abastecimento da cidade no momento da crise hídrica, que é a obra de captação de água do Córrego Araçariguama para a Represinha.

 

 

 

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!