DAE realiza serviços de capinação na ETE Balsa


Intensificando os trabalhos de limpeza em locais de sua responsabilidade, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste prossegue com os serviços de remoção de matos e da vegetação rasteira, que nesta semana ocorreram na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Balsa. A medida visa melhorias nas condições de trabalho e no aspecto visual do local, e é realizada por meio de empresa especializada contratada pela autarquia pelo valor de R$ 1.159.999,86 em recursos próprios.

 

Paralelo a este trabalho, as equipes realizam os tratos culturais em áreas de matas ciliares, com o preparo do solo para o plantio de novas mudas de árvores para quando iniciar a temporada de chuvas, próximo do mês de outubro. Um diagnóstico preliminar de todas essas áreas foi apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente, e aponta um maior detalhamento do uso e ocupação do solo em torno das represas e algumas nascentes que recarregam estes reservatórios, além de áreas que já possuem a cana de açúcar afastada, permitindo uma intensa atividade de restauração florestal. Essas ações fazem parte do projeto existente de recuperação de nascentes, uma iniciativa da pasta em parceria com o DAE.

 

Para a chefe do Departamento de Meio Ambiente do DAE, a engenheira Mônica Tortelli, a estação de inverno é o momento ideal para a execução desse tipo de serviço. “Neste período, os índices de chuvas diminuem, o que garante uma maior durabilidade das manutenções de poda e roçagem da vegetação e facilita o manejo nos tratos culturais nas matas”, disse Mônica.

 

A ETE Balsa localiza-se no limite dos municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Limeira, na margem esquerda do Rio Piracicaba, próxima a Estrada da Balsa, e trata em média 36 l/s (litros por segundo) de esgoto. Além das matas ciliares, os serviços irão beneficiar cerca de 48 pontos de propriedade do DAE, entre estações de tratamento de água e de esgotos, estações elevatórias e centros de distribuição de água tratada.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas