DAE realiza manutenção em mata ciliar na região da Balsa


A equipe de manutenção de matas e áreas verdes de responsabilidade do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste realizou nesta semana a limpeza da mata ciliar localizada nos fundos da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Balsa, que fica próxima à divisa com os municípios de Americana e Limeira, na margem esquerda do Rio Piracicaba. Os serviços compreendem a poda e roçagem da vegetação, além da realização de aceiros.

 

A ação tem o objetivo de prevenir as queimadas nesse período de estiagem, onde a vegetação fica suscetível à propagação do fogo devido ao ar seco e a falta de chuvas. Os aceiros, que são espaços deixados no solo entre uma vegetação e outra, impedem o avanço de possíveis focos de incêndios nas matas, minimizando os danos causados pelo fogo.

 

A chefe do Departamento de Meio ambiente do DAE, Mônica Tortelli, explica que além da prevenção contra incêndios nas matas, os serviços realizados pela equipe visam a restauração das funções ecológicas da mata ciliar. “O controle das pragas e da vegetação invasora é fundamental para que a fauna e a flora restabeleçam seu ciclo de desenvolvimento”, afirmou.

 

Além da preocupação com as matas que protegem os corpos hídricos existentes no município, mesmo não fazendo parte do abastecimento, caso do Rio Piracicaba, o DAE trabalha, principalmente, nos cuidados com as matas ciliares em torno dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de água na cidade, que são as represas Areia Branca, São Luiz, Cillo e Córrego Araçariguama, realizando as manutenções e os tratos culturais para plantios de novas mudas que contribuem na restauração florestal.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas