Dois novos reservatórios de água na ETA (Estação de Tratamento de Água) VI, no bairro Souza Queiroz, em Santa Bárbara d’Oeste, seguem com as obras em fase de concretagem. A melhoria, que está sendo realizada pela prefeitura, por meio do DAE (Departamento de Água e Esgoto), irá aumentar em mais 2.500 m³ de água tratada para os bairros da zona leste. A obra é parte da verba de R$ 14 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, do governo federal, que contempla as obras de ampliação e distribuição de água para aquela região do município.
A construção de um reservatório apoiado, com capacidade de 2 mil m³, e outro elevado, com 500 m³, reforçará todo o sistema de distribuição da água da ETA VI, que já conta com uma reserva de 6.500 m³ de água tratada, e é responsável pelo abastecimento de toda a região da zona leste e parte dos bairros 31 de Março, São Joaquim, Giubina e Trabalhadores.
Na última sexta-feira (30/08), a construção do reservatório apoiado recebeu cerca de 136 m³ de concreto usinado, perfazendo uma área de 420 m², concluindo a laje de fundo. Nesta quinta-feira (5), será a vez dos pilares da plataforma do elevado. Além dos dois reservatórios da ETA VI, a empresa Obrafort Engenharia e Construções Ltda., vencedora da licitação, no valor de R$ 1.828.084,56, está empenhada, também, na construção do reservatório elevado, de 500 m³, do Jardim Amélia, que deve começar em breve.
A ampliação, distribuição e reservação de água para a zona leste consistem ainda nas instalações de adutoras de água bruta e água tratada, que irão suprir toda essa demanda. Atualmente, a ETA VI trata 350 litros por segundo, com a ampliação, a capacidade de tratamento irá aumentar em 750 litros por segundo. Toda estrutura civil da estação para comportar esse aumento já está pronta.
DAE/Assessoria de Imprensa
Fotos: Colaboração da funcionária Luciane Borges