DAE instala inversor de frequência na ETA IV


Visando atender as obras de melhorias no abastecimento de água, que irá beneficiar a Zona Leste de Santa Bárbara d’Oeste, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) instalou nessa terça-feira (21) um painel elétrico que opera como inversor de frequência no sistema de reservação da ETA (Estação de Tratamento de Água) IV, localizada no Jardim Souza Queiroz. O dispositivo irá suprir as demandas do novo reservatório elevado que integra as obras em andamento de ampliação da estação, que tem investimento de R$ 14 milhões com recursos do governo federal, através do PAC 2.

 

O equipamento vai alimentar o novo conjunto motobomba que foi instalado recentemente e tem a função de controlar a vazão de água de acordo com a necessidade dos reservatórios – além do novo reservatório, o sistema irá atender também o reservatório elevado já existente na estação.

 

Com a medida, os dois conjuntos motobombas que já operam no recalque da água tratada para o reservatório existente, passarão a ser desligados, ficando apenas com o novo conjunto que possui especificações melhores, proporcionando, com isso, uma redução considerada dos custos e uma melhora na eficiência do abastecimento de água da Zona Leste da cidade. A obra toda irá ampliar em cerca de 30% a capacidade de reservação da água tratada para aquela região, passando o atual volume de 11.045 m³ para 14.045 m³.

 

“A administração do prefeito Denis Andia, por meio do DAE, busca com responsabilidade melhorar o abastecimento público e a redução de perdas”, citou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan. “Esta obra, além dos reservatórios, compreende as instalações de adutoras, e somados as obras de substituição das redes e adutoras que abastecem aquela região, são parte dos investimentos necessários para o desenvolvimento sustentável de nosso município”, completou Piovezan.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas