8 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE finaliza estudos sobre qualidade da água em possíveis pontos de captação

Compartilhe essa notícia!

Para conter a crise hídrica, o Departamento de Água e Esgoto de Americana, DAE, já tem a análise da  água dos locais indicados para a instalação de novos pontos de captação de água bruta. O DAE realizou uma avaliação minuciosa em quatro pontos pré-determinados.  São eles: delta do rios Piracicaba-Atibaia-Jaguari; Rio  Jaguari, altura do “Quebra popa”, na região do pós-represa; e em dois pontos na Represa do Salto Grande, próximos ao Vale das Nogueiras. Entre os locais avaliados, ficou constatado que o mais viável  é um dos  pontos na Represa do Salto Grande. No início da semana, a equipe técnica do DAE visitou o  local apontado pelos estudos.

 

A avaliação foi composta por parâmetros físico-químicos e microbiológicos, totalizando a análise de 103 itens de qualidade, incluindo o  parâmetro vazão-volume. As análises indicam  que nos itens qualitativos há uma diferença muito pequena quando comparada com a água captada no Rio Piracicaba. “Fomos surpreendidos positivamente, principalmente nos parâmetros microbiológicos que estavam abaixo do que nós prevíamos. Com isso, uma das maiores justificativas para a escolha foi na vazão necessária para abastecimento e no volume necessário para manutenção do abastecimento”, explica Carlos Cesar Gimenez Zappia, chefe da Divisão de Tratamento de Água de Americana.

 

DSC_0641As análises foram realizadas por uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos da área de biologia, engenharia ambiental, química e saneamento e pelo CSL Laboratório de Análises Ambientais. O estudo apontou também que a captação poderá ser o esperado, cerca de 300 litros/segundo, não alterando inicialmente a outorga de 1.050 l/s.

 

Segundo Claudete Alves Pereira, diretora do DAE, para que seja definido um projeto de captação é preciso a avaliação de outros critérios: tratabilidade, economicidade, segurança e planejamento da demanda de consumo. “Vamos começar outros estudos, outra etapa, para, só depois, viabilizar um projeto”, ressalta.

 

Ventosas
O DAE instalou hoje, 07 de maio, a primeira ventosa de tripla função para equacionar a chegada de água e controlar a pressão, ajudando no combate de perdas de água tratada. O primeiro ponto que recebeu a ventosa foi a rua Espanha, no Bairro Santa Maria. Outras 44 ventosas serão instaladas, finalizando o processo iniciado pela seção de análise de controle de perdas.

 

 

 

Fotos: Kelen Bueno/DAE

 

 

Unidade de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!