O relatório anual de qualidade da água, fornecido pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana, passa a poder ser acessado pela população a partir deste ano por meio de QR Code nas faturas, além do site da autarquia (www.daeamericana.sp.gov.br). Até 2023, o relatório foi entregue de forma impressa em todos os imóveis. A medida visa a economia de R$ 124 mil para os cofres públicos.
“As contas referentes ao mês de fevereiro de 2024, com vencimento em março, já receberão o código QR para que os consumidores tenham acesso ao relatório. O objetivo é reduzir os custos do material que era entregue impresso, gerando economia e ganho ao meio ambiente”, explica o superintendente do DAE, Marcos Eduardo Morelli.
Por meio do relatório, a população recebe informações importantes que atestam a qualidade da água distribuída na cidade, em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação e em atendimento ao decreto federal 5440/2005.
O decreto estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento, instituindo mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para o consumo humano.
“É uma comprovação sobre a qualidade do tratamento que é realizado pelo DAE na cidade, assegurando a saúde dos moradores”, reforça Marcos.
Por Daniela Alves (MTb 23.611)
Fotos: Gustavo Gomiero
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