Aproveitando o período de estiagem, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Divisão de Gestão Ambiental, intensificou os serviços de roçagem do mato e pintura do gradil em áreas de barragens das represas Areia Branca e São Luiz. A medida tem por finalidade principal proporcionar condições de vistorias nas estruturas visando à segurança hídrica e, também, melhorar a estética do local.
Os trabalhos consistem na capinação e remoção da vegetação daninha desde a sua raiz e são executados de forma manual e mecanizado. A ação favorece também o monitoramento periódico realizado nas barragens pela equipe da Diretoria de Gestão de Recursos Hídricos do Departamento, pois os locais de movimentação dos técnicos ficam desobstruídos por um período maior por conta do retardamento no crescimento do mato neste período de poucas chuvas. O trabalho de pintura é realizado pela equipe de manutenção civil do DAE.
A limpeza e manutenção das áreas de proteção dos mananciais se estendem para a represa de Cillo, que no momento segue com a obra da nova represa do município com o alteamento da sua barragem. Na estiagem, as matas ciliares também recebem as manutenções que são intensificadas com a construção de aceiros a fim de evitar propagação de um possível princípio de incêndio, fenômeno típico nessas áreas em tempo de seca.






VEJA TAMBÉM
Prefeito Rafael Piovezan e governador Tarcísio de Freitas anunciam obra de Complexo Esportivo no Parque Araçariguama
Prefeito Rafael Piovezan e governador Tarcísio de Freitas entregam 186 novas moradias do Residencial Jaçanã, em Santa Bárbara d’Oeste
Desenvolve Santa Bárbara oferece 1.281 vagas de emprego