Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

DAE de Santa Bárbara d´Oeste faz manutenção em elevatória de esgoto

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste trabalhou nesta semana na limpeza da Estação Elevatória de Esgoto do Parque Olaria, que fica na Rua Vinte e Um de Abril. Na ação, foram retirados dos poços de recalque da unidade o lodo acumulado e uma grande quantidade de resíduos sólidos que chegam neste ponto lançados de forma irregular nos vasos sanitários ou nos poços de visitas (PVs), atitude que caracteriza vandalismo devido os tipos de materiais que são encontrados, como peças de roupas, pedaços de madeira, tijolo, ferro, entre outros.

 

Operadores, com o auxílio de dois caminhões limpa-fossas, trabalharam na operação com a finalidade de desobstruir das tubulações os detritos que podem danificar os equipamentos operacionais e, consequentemente, causar danos ao meio ambiente se não forem retirados nos períodos adequados. A bomba de sucção, responsável pelo recalque do esgoto para o tratamento, também passou pelo processo de manutenção.

 

O mesmo procedimento é realizado durante o ano pelo DAE nas 15 unidades de bombeamento do efluente em atividades no município. As elevatórias são responsáveis por afastar o esgoto coletado em regiões da cidade para o tratamento, via interceptores.

 

A estação do Parque Olaria pertence ao sistema de esgotamento sanitário da bacia do Ribeirão dos Toledos, e tem a função de encaminhar o esgoto à outra elevatória, que está em obra de ampliação, no Jardim Conceição, antes de ser tratado na Estação de Tratamento Toledos I, também no Conceição, a qual, recentemente, teve sua capacidade ampliada.

 

Comentários

Dennis Moraes