Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Custo de vida na capital paulista sobe 0,95% em julho, mostra Dieese

Redação 8 de agosto de 2015 2 minutes read

O custo de vida na capital paulista aumentou 0,95% em julho na comparação com o mês anterior, aponta levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 10%. O impacto é maior para famílias de baixa renda, para as quais a inflação acumulada é 11,78%. Em 2015, a taxa está em 8,05%.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

No último mês, as maiores contribuições para a elevação do Índice do Custo de Vida (ICV) vieram dos grupos habitação (2,69%), alimentação (0,69%), educação (0,68%) e transporte (0,12%). No item que calcula despesas com moradia, por exemplo, o reajuste de 15,06% na tarifa de energia elétrica fez com a taxa do subgrupo operações do domicílio aumentasse 4,01%.

O segmento alimentação registrou alta em todos os subgrupos: alimentos in natura e semielaborados (0,94%), produtos da indústria alimentícia (0,50%) e alimentação fora do domicílio (0,44%). O destaque, entre os in natura, foi o item raízes e tubérculos. A cebola, por exemplo, apresentou alta de 7,05%, seguida pela batata (4,6%). Nos industrializados, o valor do leite longa vida teve aumento de 4,16%. O chocolate, por outro lado, teve queda de 2,06%.

O grupo educação e leitura foi impactado pelo aumento do subgrupo educação (0,72%), especialmente pela alta no cursos formais (0,97%), tendo em vista o reajuste de 2,52% nos cursos universitários. No transporte, a alta decorreu do aumento da tarifa de ônibus interestadual (7,67%). Já o transporte individual diminuiu 0,14%, resultado da queda de 0,66% nos combustíveis.

O Dieese também calcula o custo de vida a partir da renda dos paulistanos, divididas em três partes. No primeiro estrato, com as famílias de baixa renda, a taxa ficou em 1,33%. O nível intermediário registrou alta de 1,05%. Para as de maior poder aquisitivo, o custo de vida subiu menos, 0,8%.

Acumulado de 12 meses

Os preços relacionados à habitação (16,16%) e alimentação (10,24%) foram os que registraram taxa acima do índice geral (10%) no acumulado de 12 meses. No primeiro grupo, o resultado decorre, principalmente, do subgrupo operação do domicílio (22,42%), que inclui os aumentos da tarifa de energia elétrica (74,67%), de água e esgoto (22,79%), de botijão de gás (10,09%), de serviços domésticos (9,4%) e do gás de rua (8,34%). Na alimentação, os destaque foram os produtos in natura e semielaborados (14,24%), seguidos da alimentação fora do domicílio (9,57%).

Agência Brasil

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Nova Odessa: Projeto visa identificar e combater problemas em alunos
Next: “Ninguém vai tirar a legitimidade que o voto me deu”, afirma Dilma
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente