20 de abril de 2024

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Cupom x cashback: você sabe a diferença?

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Economizar é  vantajoso para qualquer consumidor. No entanto, se os termos cupom x cashback te confundem, confira neste artigo as diferenças entre eles.

 

A internet nos proporciona boas maneiras de economizar no valor de um produto final. Há diversos sites especializados em proporcionar cupons e cashbacks — duas maneiras de fazer o dinheiro render no mês. Dessa forma, com pequenos cliques podemos adquirir aquele produto tão sonhado pagando bem menos.

 

Essas estratégias, inclusive, já refletem no modelo de compra dos brasileiros. O destaque dos sites, que exibem lembretes como “ganhe dinheiro de volta”, faz com que pesquisemos mais antes de fechar negócio. Mesmo possuindo uma loja de preferência, sempre optamos por aquela com o melhor custo-benefício.

 

O cupom e o cashback fazem parte das estratégias do e-commerce para atrair o consumidor cada vez mais para o on-line. Outras bem conhecidas são o frete grátis e o frete expresso, que prometem entregar os produtos em até 3 dias úteis de forma gratuita. E esses esforços parecem estar dando certo.

 

As compras on-line em 2020, por exemplo, subiram 47% no 1.º semestre do ano. O que demonstra uma nova preocupação do consumidor por pesquisar os melhores preços e fechar as compras no conforto do lar. Nesse quesito, trazemos os cupons e cashback novamente como protagonistas.

 

Mas você sabe a real diferença entre os dois? Caso a resposta seja negativa, preparamos este conteúdo exclusivo para vocês. Se quiser saber mais, basta seguir com a leitura!

O que é um cupom?

O cupom pode ser definido como um código especial que oferece desconto em um produto determinado. Eles são disponibilizados pelas próprias empresas ou por parcerias com outros sites e devem ser aplicados sempre no final da compra, em um campo específico.

 

A sua geração já vem com um número limitado, justamente para que fraudes não ocorram ou até mesmo para que o e-commerce não saia prejudicado. Servindo como um enorme incentivo para atrair o consumidor até o final da compra, e não deixando os produtos no carrinho virtual.

 

Dessa forma, alguns cupons podem durar horas ou dias, nunca são ilimitados. A sua existência está firmada por um objetivo. Por exemplo: acabar com o estoque de um produto, vender mais em datas comemorativas, vender mais para um determinado público, etc.

 

Os cupons também podem servir como um incentivo para que usuários tragam amigos para conhecer um produto específico. Caso essa interação seja concluída, o usuário inicial ganha vantagens e descontos — ou até mesmo outro cupom.

O que é cashback?

Traduzido para o português, cashback significa “trazer o dinheiro de volta”. E essa é a sua premissa. É visto como um programa de recompensa e funciona da seguinte forma: quando o cliente compra em uma determinada loja, recebe um percentual do valor gasto.

 

Para que o resgate seja realizado o cliente, inicialmente, precisa escolher um site ou aplicativo que faça esse tipo de transação. Os maiores e-commerces do Brasil já trabalham com cashback. Todo esse “valor” é visualizado no site ou aplicativo que distribui o benefício.

 

É possível, então, ir até uma loja física e solicitar o resgate do benefício ou até mesmo utilizá-lo em outra compra on-line.

 

Os valores que os clientes recebem em cima do valor gasto podem variar de 1% a 50%. Antes mesmo da finalização da compra, a visualização do valor é posta, assim o usuário saberá se vale mesmo a pena continuar com essa prática.

Quais as principais diferenças?

Agora que você já sabe a definição de cupom e cashback, confira abaixo quais são as reais diferenças entre as duas modalidades. Tenha certeza que não se confundirá na próxima compra a ser realizada:

 

  • o cupom não dá dinheiro de volta, ele apenas oferece um desconto em cima do valor final;
  • o cashback não desconta no valor final, mas, na conclusão do pedido, você recebe um percentual de volta.
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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