20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cultura da Prefeitura de Nova Odessa promove Audiência Pública da ‘Lei Paulo Gustavo’ na próxima 2ª-feira

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa, junto ao Conselho Municipal de Política Cultural, convida toda a classe artística local para a Audiência Pública que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 08 de abril de 2023, às 19h, para orientar e discutir sobre a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Federal nº 195, de 08 de julho de 2022). A audiência acontecerá no Paço Municipal, localizado na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro.

 

A “Lei Paulo Gustavo”, que homenageia o humorista que morreu vítima da covid-19 em maio de 2021, prevê repasses de recursos do FNC (Fundo Nacional de Cultura) a Estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais voltadas ao setor cultural e para o fomento de atividades culturais, por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, concursos ou outras formas de seleção pública. A medida foi criada em decorrência das dificuldades que vieram durante a pandemia da Covid-19.

 

A Audiência Pública buscará dar espaço para que artistas possam tirar todas as suas dúvidas sobre os usos previstos para os recursos que forem disponibilizados para a cidade, bem como adiantar informações sobre como eles poderão concorrer às verbas.

 

Nova Odessa possui a previsão de recebimento de R$ 525.811,07 do Governo Federal, que poderão ser implementados em produções audiovisuais; apoio a salas de cinema; capacitações; formação e qualificação do audiovisual e apoio a cineclubes, festivais e mostras de filmes. Haverá também apoio às demais áreas da cultural que não fazem parte do setor audiovisual.

 

PAULO GUSTAVO

 

A lei leva o nome do ator, comediante, roteirista, produtor e diretor Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, uma das vítimas do vírus da Covid-19, que após uma longa internação levou a vida do comediante em maio de 2021.

 

O comediante era defensor das causas LGBTQIA+ e acreditava na importância do amor, respeito, da liberdade de expressão e abordava essas pautas em seus personagens, que levaram o país todo ao riso durante seus 17 anos de carreira nos palcos e telas de cinema. A lei que leva o nome do artista como forma de homenageá-lo foi aprovada em 05 de julho de 2022.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!