De repente você tem um gato castrado dentro da sua casa e parece que tudo muda, o seu comportamento, seus gostos e até mesmo seus sentimentos pelos humanos. Com toda essa diferença é impossível que os papais de pet de primeira viagem fiquem muito preocupados com seus filhos felinos. Mas calma, isso passa!
Seu gatinho não está passando pela adolescência e nem ficará assim por muito tempo. Lembre-se de que ele acabou de sair de uma cirurgia e é seu dever garantir conforto, uma alimentação balanceada com ração para gatos castrados, sombra e água fresca!
Por isso, continue com a gente e confira cinco cuidados básicos para ter com o pós-operatório do seu gato castrado. Agora, mais do que nunca, são eles que mandam em casa!
Anote tudo com muita atenção e faça uma boa leitura!
1. Mantenha o ambiente calmo e aconchegante
Fique em silêncio, tem criança se recuperando no recinto! Isso mesmo, o seu bichinho precisa de um ambiente calmo e muito aconchegante para passar este momento. Por isso, prepare a listinha do que ele irá precisar:
- caminha macia e confortável;
- bebedouro com água limpa e fresca;
- comedouro de ração com comidinhas especiais;
- areia para gato sempre limpa.
Acredite: proporcionando estes cuidados, o seu gatinho passará por este momento muito mais feliz e saudável.
2. Sirva ração para gatos castrados
Esta é uma verdade absoluta entre todos os médicos-veterinários: você precisa oferecer ração para gatos castrados já no período pós-operatório. A partir deste momento, seu gatinho irá necessitar de nutrientes e cuidados especiais, coisas que uma ração tradicional não seria capaz de proporcionar.
E qual a melhor ração para gatos castrados? Bem, aquela que mantém o trato urinário saudável, evita ganhos excessivos de peso e controla asbolas de pelo.
3. Confira se o curativo está intacto
Tanto os gatos machos quanto as fêmeas são insistentes em mexer nos pontos. Por isso, confira sempre se os curativos estão intactos, evitando contaminações e outros problemas no pós-operatório.
Para os gatos machos, é recomendado o uso do colar de proteção. Já para as gatinhas, muitos veterinários indicam a utilização da roupa cirúrgica. Entretanto, quem decidirá isso é o seu médico-veterinário de confiança e o seu papel será trabalhar em conjunto com ele para que tudo saia conforme o indicado.
4. Acostume seu bichano com a vida normal aos poucos
Não espere que seu gatinho fique com o mesmo ânimo no pós-cirúrgico! Você sabe como o seu gato pode ficar logo após a castração? Mais cansado, introvertido e arisco. Por isso, precisamos garantir que o seu bichinho vá se adaptando com a sua nova realidade e deixe estes adjetivos para trás!
Mas isso não é do dia para a noite! Você terá que aguardar uns dias para trazê-lo de volta à ativa. Respeite esse tempo, mas não se esqueça de que o seu gato não pode ficar “na bad” eternamente. Por isso, é seu papel animá-lo para que tudo volte a ser como era antes!
5. Esteja sempre em contato com o seu veterinário
Não tenha medo de atrapalhar! O seu médico-veterinário está com você para o que der e vier, então, peça ajuda.
As informações acima são, basicamente, de senso comum. Ou seja, todos os bichanos devem receber uma boa ração para gato castrado, carinho, morar em um ambiente harmonioso e muito mais. Entretanto, alguns cuidados específicos deverão ser tomados individualmente – e quem os prescreverá será o seu veterinário.
Por isso, não fique com vergonha de ligar em qualquer situação atípica, pois a saúde do seu filhinho felino é o que mais importa!
ração para gato castrado 5,4k
ração para gatos castrados 4,4k
gato castrado 2,9k
gato castrado pós operatório 1,6k
qual a melhor ração para gatos castrados 720
como o gato fica depois de castrado 320