Saiba como cuidar da saúde bucal, reduzindo os riscos de doenças graves. Aproveite e veja quais os problemas de saúde resultantes, ou que pioram com a má higiene da boca.
Ir ao dentista com regularidade, esse é um conselho que todo mundo já deve ter ouvido. Quando se tem um plano odontológico isso fica mais fácil, mas, mesmo quem não possui um não pode negligenciar os cuidados com os dentes.
Ao cuidar da saúde bucal é possível conseguir aquele sorriso que todo mundo deseja, e principalmente cuidar da saúde. Uma higienização inadequada ou falta de acompanhamento profissional podem trazer problemas que estão além da boca.
Como o corpo funciona de forma completa, a falta de cuidados com a boca pode ocasionar, por exemplo, problemas de coração. Se não quer ter nenhuma doença grave na boca e no corpo, veja alguns cuidados importantes para você adotar!
- Tenha um plano odontológico
Começamos com essa dica porque sabemos que ir ao dentista, algumas vezes, pode ser bastante caro. Com um plano odontológico é possível pagar pouco por mês e ter uma série de serviços inclusos.
Dessa forma poderá cuidar da saúde bucal sem precisar gastar além do planejado. Além disso, existem diferentes opções no mercado, cada uma oferecendo um tipo de cobertura, sendo que um deles atenderá às suas necessidades.
Só é preciso ter atenção na hora de escolher para garantir que tenha dentistas perto de onde você precisa.
- Visite o dentista regularmente
Desde a infância é recomendável que as pessoas visitem o dentista regularmente, a cada seis meses é preciso fazer uma visita. Mesmo que se tenha todo cuidado com a escovação e higiene tem coisas que somente esse profissional verificará.
Ao tomar esse cuidado regularmente evitará que qualquer problema que venha a surgir se agrave, uma vez que ele será detectado logo no início.
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia
A melhor maneira de manter os dentes limpos é com a escovação. Essa deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, preferencialmente após as refeições. Se tiver um lanche fora de hora, também é recomendado fazer higienização após comer.
Na escovação é preciso usar uma escova de cerdas macias e limpar bem os dentes, língua e bochechas. A escolha do creme dental também pode ajudar, opte por um que tenha flúor, isso ajudará a proteger ainda mais os dentes.
- Use o fio dental
O fio dental deve ser usado diariamente para garantir uma limpeza mais completa. Ele deve ser passado entre os dentes antes da escovação. Assim, ao escovar, os restos de alimento serão eliminados.
É preciso ter cuidado ao passar para não ferir a gengiva. Mas, se quando estiver usando o fio dental sempre houver sangramento pode ser indicação de algum problema. Fique atento!
- Tenha atenção com a alimentação
Os alimentos que come podem influenciar na sua boca, por isso sempre converse com o seu dentista sobre sua rotina alimentar. Evite os alimentos que são ricos em açúcar e amido, pois, eles aumentam as chances de surgirem cáries.
Os alimentos muito ácidos podem afetar o esmalte dos dentes, por isso, devem ser consumidos com moderação. Sempre que possível prefira os alimentos naturais e sem açúcar.
- Cuide da escova de dentes
Para que sua escova não vire uma transmissora de doença é preciso cuidar muito bem dela. Sempre após a escovação faça a limpeza e seque com papel antes de guardar. Deixe em um local fechado para que não fique em contato com as bactérias do banheiro.
Além disso, se preocupe em fazer a troca periódica, essa deve ser feita a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas.
Quais doenças graves posso evitar com os cuidados bucais?
Se seguir todas as dicas que demos, provavelmente conseguirá cuidar bem da sua boca. Dessa forma estará prevenido um monte de problemas bucais.
Dentre eles as cárie que correm os dentes e podem levar a perda deles. A gengivite é outro problema que acontece por causa das bactérias em excesso e pode provocar dor e sangramento.
Se o quadro evoluir pode virar uma periodontite que afeta os tecidos que causam a sustentação dos dentes. A halitose é outra consequência da má escovação e deixa a pessoa com um hálito ruim.
Ao analisar além dos problemas bucais, pode ocorrer a Endocardite Bacteriana. Esta ocorre quando as bactérias da boca afetam outros órgãos e tecidos do corpo. Ela pode elevar os riscos de doenças cardíacas.
Além disso, outro problema resultante do mau cuidado com a saúde bucal é a diabetes. Isso porque a higiene bucal pode afetar os níveis de glicose, artrite reumática, parto prematuro e até mesmo impotência. Tudo isso porque as bactérias da boca podem chegar a outras partes do corpo.
Para evitar as doenças graves é preciso cuidar da saúde bucal todos os dias fazendo a higienização correta. Aliado a isso,visite seu dentista regularmente.
Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.



