A professora Rafaela Schendroski, de Santa Bárbara d’Oeste, conquistou o 1° lugar na categoria “Crônica” do Concurso Literário do CEAT (Centro Educacional Anísio Teixeira) para a 17ª FLIST – Festa Literária de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
O feito veio com mérito “hors concours”: Rafaela foi a única participante a receber nota máxima de todos os jurados.
O texto premiado, intitulado “Canção da Rotina”, reverencia Milton Nascimento, um dos homenageados da FLIST deste ano, ao lado de Adélia Prado. Todos os anos, nomes centrais da cultura brasileira são homenageados, e os textos e ilustrações inscritos no concurso devem trazê-los como tema.
A edição de 2025 contou com cerca de 250 textos, vindos de diferentes regiões do Brasil e de fora. Dentre eles, 44 foram selecionados para compor uma edição da Revista Philos, publicação digital, e serão apresentados durante a FLIST, em 17 e 18 de maio, na capital fluminense.
Rafaela é professora de inglês, de português para estrangeiros, além de atuar como preparadora de texto, revisora literária, tradutora e escritora. Ela tem se destacado com primeiros lugares e boas colocações em diversos concursos literários pelo país.
Em 2023, venceu um concurso literário infantil que lhe garantiu a publicação de seu primeiro livro solo: “O Voo e a Pirueta”, obra bilíngue e rimada, lançada em outubro do mesmo ano na “Biblioteca Municipal Maria Aparecida de Almeida Nogueira”, em Santa Bárbara. O livro está disponível para empréstimo nas bibliotecas da cidade.
VEJA TAMBÉM
Música nordestina e regional embalam o Festival Tradições neste fim de semana em Santa Bárbara d’Oeste
Programa Caminhos da Cultura continua com inscrições abertas para oficinas em Santa Bárbara
‘Serenata da Lua Cheia’ resgata clássicos da seresta no Museu da Imigração neste domingo