29 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cresce a procura por materiais oferecidos no site do programa Caminhos para a Cidadania

Compartilhe essa notícia!

Jogo com a participação do personagem Responsa e outras atividades, disponibilizadas nos últimos meses, estimulam acessos ao site do programa, que é uma ação socioeducacional do Instituto CCR

 

O programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto CCR e concessionárias do Grupo CCR, incluindo CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, tornou-se totalmente digital em 2020, com capacitações para professores e coordenadores da educação dos municípios participantes, com materiais e atividades diversos voltados aos educadores e alunos. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, a equipe responsável pelo programa acelerou a inclusão de conteúdos no site, com várias opções abertas ao público geral, a fim de contribuir com as famílias, proporcionando conhecimento e interação.

 

Uma das atividades de grande sucesso foi o Jogo do Transito – nível 3, que conta com o Responsa, mascote oficial de campanhas de segurança do Grupo CCR, que se uniu ao Lucas e à Luiza, personagens do Caminhos para a Cidadania, para combater as Más Ideias do trânsito – essas representam atitudes erradas, como uso indevido do smartphone ao volante, veículos sem segurança, preguiça, sono, direção perigosa e união de bebida alcoólica e direção.

 

Nos meses de julho e agosto, foram 4.125 acessos a essa seção. “Para o Instituto CCR e o programa Caminhos para a Cidadania, foi uma honra muito grande poder contribuir com educadores e famílias para que pudessem usufruir desses conteúdos com as crianças em casa, devido à pandemia”, destaca Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa. “E é importante frisar, que as pessoas podem e devem continuar utilizando esses materiais.”

 

A ação faz parte de uma das atividades do programa Caminhos para a Cidadania que são gratuitas e abertas para todos que tiverem interesse em proporcionar às crianças o ensino da cidadania de forma divertida. Para aprender brincando, é só clicar neste link e iniciar o “Jogo do Trânsito – Nível 3”. O game é gratuito e livre para todas as idades.

 

O site ainda traz atividades para imprimir, outros jogos, dicas de brincadeiras, filmes, livros, entre outras que podem ser acessadas. Aliás, só no mês de julho, o site www.caminhosparaacidadania.com.br teve 34.682 acessos, um aumento de mais de 100% em relação a abril deste ano.

 

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania 

 

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até julho de 2020, foi voltado a 4º e 5º anos e posteriormente se estendeu também aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.com.br .

 

Sobre o Instituto CCR: O Instituto CCR, fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas –  e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões . Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior. Saiba mais em www.institutoccr.com.br .

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!