6 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cras São Jerônimo recebe ação “Agosto Lilás”

Compartilhe essa notícia!

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro São Jerônimo recebeu, nesta quarta-feira (16), a ação do “Agosto Lilás” – Pelo fim da violência contra a mulher. A ação é promovida pelo Comitê Gestor Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Promoção da Equidade de Gênero – “Americana por Elas”, com o apoio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde, entre outros parceiros.

Cerca de 40 pessoas acompanharam a palestra da coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde do município, Léa Amábile. A profissional abordou os tipos de violências, leis pertinentes, rede de atendimento e apoio e esclareceu dúvidas dos participantes.

“É importante ressaltar neste mês de agosto, quando a campanha é intensificada, sobre a necessidade, cada vez mais, do enfrentamento dos diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres, como a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, previstas na Lei Maria da Penha. A conscientização e o combate à violência são de responsabilidade de todas e todos, da família, da sociedade, do Estado, que deve promover políticas públicas de cuidado em todos os âmbitos sem discriminação de qualquer tipo. As participantes da palestra receberam informações e orientações sobre o assunto e como acessar seus direitos relativos às violências. O papel de cada um é fundamental para avançarmos nesta questão e ficarmos alertas para combater as violências contra as mulheres”, disse Léa Amábile.

Também foi abordada a questão dos direitos sexuais reprodutivos, métodos contraceptivos e a garantia dos direitos da mulher.

As escolas da rede municipal de Educação também estão participando da ação “Agosto Lilás”. As unidades estão recebendo, desde terça-feira (15), as palestras ministradas pelas advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Americana.

Segundo a Secretaria de Educação, estão participando os alunos dos anos finais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Freire, no Parque Novo Mundo; Jonas Corrêa Arruda Filho, na Vila Margarida e Prof. Milton Santos, na Praia Azul e no CAIC Sylvino Chinelatto, no Jardim da Paz.

As próximas ações serão realizadas nos dias 17 – Roda de Conversa com adolescentes e mulheres no Cras São Manoel – das 9h às 11h; dia 18 – Ação “Agosto Lilás: tudo o que o amor não é”, no DAE – 8h; dia 23 – Debate “17 anos da Lei Maria da Penha”, na UNISAL – 19h; e dia 28 – Roda de Conversa com profissionais do Cadastro Único – 15h.

A ação “Agosto Lilás” conta com as parcerias e apoios do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Departamento de Água e Esgoto (DAE), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Associação de Promoção e Assistência de Americana (APAM), Câmara Municipal, Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Municipal de Americana, Ameriafro, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Promotoras Legais Populares (PLP) e Instituto Terra Forte do Zincão (ITFOZ), entre outros.

 

Por Daniela Alves (MTb 23611)

Fotos: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!