SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cozinha prática: como fazer arroz no micro-ondas?

Compartilhe essa notícia!

Saiba como usar esse eletrodoméstico em uma das receitas feitas diariamente pelos brasileiros

 

O arroz está presente no prato do brasileiro todos os dias. Seja em combinações clássicas, como o arroz e feijão, ou em receitas mais elaboradas, como galinhada e baião de dois, ele sempre oferece uma refeição nutritiva e muito saborosa.

 

Mas, com o dia a dia corrido, muita gente prefere a facilidade e quer mais é fugir do fogão, mas sem abrir mão da refeição completa. Aí entram itens como fritadeira elétrica, panela de arroz e micro-ondas.

 

Esses eletros vieram para facilitar bastante a vida das pessoas. E há quem ache que com eles é possível apenas esquentar uma comida ou fazer o básico das refeições.

 

Para te mostrar que não, hoje é dia de te ensinar a fazer um arroz bem gostoso no micro-ondas. Certamente essa você nunca tentou, não é? Então confira as técnicas!

Formas de fazer seu arroz em casa

Hoje, você consegue fazer o seu arroz no fogão, na maneira mais tradicional, mas também pode contar com a ajuda da panela elétrica e do micro-ondas.

 

No fogão, a técnica é quase uma receita de família: sua avó ensinou à sua mãe, que ensinou a você. Temos mais prática nessa técnica, principalmente em deixar ele no ponto que a gente gosta. Mas não estamos imunes ao arroz queimado. Se descuidar, é certo que isso acontecerá.

 

Já com a panela elétrica, é tudo programado. Dificilmente você vai deixá-lo queimar como no fogão, mas precisa de um pouco de costume para acertar o ponto que você gosta.

 

Por outro lado, o micro-ondas é a técnica da praticidade e rapidez. É a melhor forma de fazer o arroz sem gastar tanto tempo e nem sujar muita louça. Então, vamos à prática?

 

Como fazer arroz no micro-ondas?

Antes de mais nada, separe os ingredientes que você vai precisar:

 

  • 1 xícara (chá) de arroz branco cru;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 2 dentes de alho descascados;
  • 1 fio de azeite ou óleo;
  • 2 xícaras (chá) de água.

Modo de preparo

Pegue todos os ingredientes que mencionamos acima, misture e coloque em um refratário. Se desejar, pode incrementar com outros sabores, como folha de louro, para dar um gostinho especial ao seu arroz de micro-ondas.

 

Use plástico filme para revestir o recipiente e faça pequenos furos para que o ar possa sair. Mas também existem potes próprios para esse tipo de receita, que contêm tampas que já vêm com furos. Se tiver um assim em casa, pode usar.

 

Leve ao micro-ondas em potência máxima por 15 minutos. Depois disso, é só esperar um pouco antes de retirar do utensílio. O pote estará bem quente, especialmente quando você for retirar a tampa.

 

Agora é só servir com os complementos de sua preferência. Para deixar o arroz no ponto que você gosta, vá testando a receita. Se fez uma fez e ficou mole, reduza o tempo e a água. Se ficou duro, aumente um pouco, mas não muito, porque o cozimento continua acontecendo enquanto o recipiente está no micro-ondas.

Como incrementar o arroz de micro-ondas?

O arroz de micro-ondas não precisa ser, necessariamente, o branquinho. É possível incrementar com sabores, ervas e outros complementos para variar a receita, mas sem gastar muito tempo.

 

Apostar em legumes congelados é uma boa. Cenoura, milho, ervilha e brócolis devem estar picados menores, para o caso dos que não são grãos. Acrescente-os à mistura e deixe cozinhar junto ao arroz. Ervas finas também podem oferecer um gostinho especial se você gosta.

 

Mas também é possível acrescentar bacon e queijo, por exemplo, ao seu arroz. Basta retirar o refratário 2 minutos antes do fim da receita e colocar esses itens por cima, mas sem o plástico filme. Deixe apenas gratinando.

 

 

Viu que sua receita de arroz pode ser bem prática e gostosa feita no micro-ondas? Use a criatividade e aposte em misturas diferentes. Inclusive, dá para combinar com carnes e outros ingredientes para conseguir uma receita diferenciada. E aí, qual você vai tentar primeiro?

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!