28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Covid-19: Prefeitura de Nova Odessa compra monitores multiparâmetros para melhorar atendimento a internados

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa recebeu nesta quarta-feira (15) os primeiros cinco de um total de dez monitores multiparâmetros adquiridos para melhorar o atendimento a pacientes internados na rede municipal, sobretudo em tratamento de Covid-19. Os equipamentos, importantes no monitoramento da evolução dos indicadores de saúde, serão usados na Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, centro de diagnóstico e tratamento da doença no município, e no Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’.

 

De acordo com informações da pasta, dos cinco aparelhos entregues nesta quarta, quatro foram destinados à Centro de Combate ao Coronavírus e um ao pronto-socorro do hospital. A outra metade deve chegar nos próximos dias e obedecerá a mesma proporção.


Os aparelhos foram adquiridos junto às empresas Lac Medic Equipamentos Hospitalares e Allian Care Equipamentos Hospitalares, num investimento total de R$ 118,5 mil. Por se tratar de compra emergencial, foi dispensada a licitação, nos termos do artigo 24 da lei federal 8.666/93 (Lei de Licitações) e do artigo 4° da lei federal 13.979, de fevereiro deste ano, que dispõe sobre medidas emergenciais para enfrentamento do coronavírus no país.

“O monitor multiparâmetros faz a leitura dos sinais vitais do paciente, como frequência cardíaca, saturação de oxigênio, pressão arterial, temperatura e frequência respiratória, indicando sua condição de saúde em tempo real. Uma vez que a evolução da infecção provocada pelo novo coronavírus é muito rápida em alguns casos, o aparelho será um grande aliado na nossa missão de salvar vidas”, avaliou o secretário Vanderlei Cocato.

No início do mês passado, a Prefeitura de Nova Odessa recebeu dois ventiladores mecânicos do Governo do Estado. Ao todo, o município conta com dez aparelhos convencionais. Os outros cinco estão no Hospital Municipal. Além disso, cada unidade – UR e HM – dispõe de um respirador portátil para transportes de pacientes.


FUNCIONAMENTO PRORROGADO. A Prefeitura de Nova Odessa também anunciou nesta quarta a prorrogação do funcionamento do hospital de campanha por mais 90 dias. A unidade foi aberta no dia 23 de abril e exerce papel estratégico no combate à Covid-19. Em 81 dias de operação, o espaço realizou mais de 2,8 mil atendimentos, 110 internações, 308 testes rápidos para detecção de Covid-19 e aproximadamente 300 procedimentos, como raio-X e tomografia. Foram transferidos 35 pacientes para outras cidades, sendo 13 deles para a capital. Apenas na última semana, foram 550 pessoas atendidas. De acordo com a secretaria, apesar do novo prazo fixado, os contratos com fornecedores pode ser suspenso a qualquer momento em caso de término da pandemia.

 

A Unidade Respiratória atende 24 horas por dia, de segunda a segunda-feira. O espaço possui 50 leitos, sendo cinco equipados com respiradores. A unidade é usada para atendimento de pessoas com doenças respiratórias, diagnóstico e tratamento de pacientes com coronavírus e estabilização de casos mais graves da doença até a transferência para UTIs (unidades de terapia intensiva) na região.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!