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Covid-19: esse é um bom momento para comprar um automóvel?

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Especialista FGV responde essa pergunta e dá dicas para quem quer vender um carro

A crise causada pela Covid-19 fez com que o setor automotivo despencasse quase 90%, em abril, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Após dois meses desse balanço, o professor da IBE Conveniada FGV, Antônio Jorge Martins, ressalta que ainda é muito difícil abordar, de uma forma geral, se esse é o momento ideal para adquirir um novo veículo, “pois as oportunidades podem variar de acordo com o interesse das montadoras e concessionárias em desovar os estoques”, explica o especialista em cadeia automotiva.

Segundo ele, é ainda mais difícil ter clareza sobre isso, pois a crise está apenas no começo. É por isso que surgem oportunidades distintas para o consumidor. “Quando a crise se prolonga por muito tempo, o cenário acaba se tornando semelhante para todas as empresas, sendo mais fácil avaliar. Ou seja, quanto mais prolongada a crise, mais vantagens para realizar esse tipo de compra”, comenta.

Sobre o novo perfil do consumidor, o professor exemplifica que muitas marcas passaram a ofertar e vender os veículos pelas ferramentas digitais, redes sociais e aplicativos.

“As montadoras ficaram três meses de portas fechadas e precisaram reforçar as vendas pelos canais digitais, deixando o consumidor com mais liberdade de sondar a situação em várias lojas. As fabricantes sabem que os clientes estão mais criteriosos e, nesse momento de retomada, em que a compra e a venda digital começam a se aprofundar, é necessário ficar atento às oportunidades”, ressalta Antônio Jorge.

Professor da IBE Conveniada FGV, Antônio Jorge Martins
Divulgação

Dicas

Para aqueles que não podem esperar os desdobramentos da crise, para oportunidades mais atraentes, o professor elenca algumas dicas.

– A forma mais adequada de conduzir essa compra é sondar com várias concessionárias o produto de interesse. “Com isso, será possível descobrir quais são as melhores condições de venda, ou seja, quais lojas estão mais pressionadas para vender os seus produtos”.

– Outra forma de buscar boas oportunidades é descobrir se o modelo desejado está em vias de sair do mercado. “Quando isso acontece, existe uma tendência para que as concessionárias facilitem a venda”. Segundo o professor, muitas vezes, o modelo que está saindo de linha, sofrerá uma mudança/substituição muito pequena, se comparada à nova versão.

– O especialista revela que no final do segundo semestre, muitas montadoras já começam a fazer lançamentos do ano seguinte. “Faça uma pesquisa e avalie o que está acontecendo com o modelo que você está planejando adquirir”.

 

Venda particular

Financeiramente falando, o professor Antônio Jorge, ressalta que a venda particular é a mais indicada para o atual proprietário. Ao entregar um veículo como parte da compra de um novo, ou seja, na troca, sempre há uma depreciação do valor, de tal forma que a concessionária que está adquirindo tenha melhores condições de venda no futuro.

“Sem dúvidas, a venda particular é mais vantajosa, porém, em épocas de crise, pode demorar um pouco mais para ser concretizada. Então, para quem precisa vender com urgência, é indicado fazer uma boa pesquisa de mercado, no intuito de encontrar a concessionária que possa oferecer o melhor preço. Dessa forma, ambas as partes ficarão felizes com o negócio”, finaliza Martins.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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