13 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Copa do Mundo apresenta oportunidade para alavancar vendas de pequenos negócios

Éderson Rigon, docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Wyden. Arquivo pessoal

Compartilhe essa notícia!

Empresários podem se destacar ao associar o campeonato esportivo com as confraternizações de fim de ano, afirma especialista

Quanto mais a seleção brasileira avança na Copa do Mundo do Catar, mais oportunidades surgem para os pequenos empresários aproveitarem o evento para alavancar as vendas e as ações de marketing para além de camisetas e itens de decoração temática.

 

O docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Wyden, Éderson Rigon analisa que qualquer segmento de negócios pode se beneficiar com o calendário do torneio esportivo, inclusive os pequenos empreendedores, desde que usem a oportunidade de forma assertiva com o consumidor.

 

“Toda empresa que atua no ramo do comércio pode se beneficiar com a Copa do Mundo. Alguns setores comerciais, como eletrônicos e vestuário têm maiores possibilidades de incremento nas vendas. Bares e restaurantes também possuem excelentes oportunidades no período”, afirma o contador.

 

Um estudo divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) projeta R$ 1,48 bi em vendas no comércio e serviços para a Copa do Mundo. O percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa de 2018, que ocorreu na Rússia e movimentou R$ 1,37 bi. A Confederação projetou que os bares e restaurantes devem ter um faturamento de R$ 864 milhões.

 

Ainda em um cenário econômico de recuperação, a criatividade pode ser uma ótima alternativa aos negócios, especialmente aos pequenos empreendedores, considerando que neste ano, excepcionalmente, a Copa abrange um período tradicionalmente festivo.

 

“Há muitas confraternizações de empresas, amigos e familiares, sempre atrelada à troca de presentes e mimos. O empreendedor que conseguir associar esses eventos certamente terá um bom retorno”, ressalta Rigon.

 

A criatividade pode fazer total diferença na hora do consumidor escolher, o que pode aquecer ainda mais os negócios que trabalharem o tema. Utilizar as redes sociais e os aplicativos de mensagem para manter contato com esse grupo de clientes, informando sobre eventos e promoções temáticas é bastante atraente aos consumidores

 

“Eventos como a Copa do Mundo trazem, além de oportunidades, mais concorrência, afinal, todos querem se destacar e chamar a atenção do mercado consumidor. Diante disso, o empreender criativo e que possuir uma boa gestão financeira se destaca.”

 

Além disso, o fato de que o campeonato será disputado no período de pagamento da primeira parcela do 13º salário favorece a expansão dos gastos neste ano.

 

“Como é caracterizado por um período festivo e com maior giro de dinheiro em virtude do 13º salário, a economia tende a se beneficiar. Estratégias conscientes dos empreendedores e consumidores, do ponto de vista financeiro, também são fundamentais para que a oportunidade não se torne um problema”, finaliza Éderson Rigon, coordenador da Wyden.

 

Sobre Wyden

A Wyden Educacional é uma rede nacional de ensino superior com presença nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do País. São mais de 40 mil alunos em cursos disponibilizados em diferentes formatos, do presencial ao EAD. Entre as áreas estão as de gestão e negócios, engenharias e ciências da informação, artes, ciências, saúde, mídia e tecnologia. Qualidade de ensino e boa infraestrutura são dois pilares importantes para todas as instituições da marca. A Wyden acompanha também as melhores práticas da academia e do mercado para sustentar sua posição de referência de ensino nas regiões onde atua.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!