Contra o desperdício, DAE dará desconto a quem economizar água

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) está finalizando projeto de lei que concederá desconto de 30% na conta de água dos munícipes que economizarem 20% do volume consumido. “O projeto passou por pareceres técnicos na autarquia e será enviado para análise da Secretaria de Negócios Jurídicos e posteriormente encaminhado a Câmara Municipal”, frisou o Diretor Superintendente Rafael Piovezan.

A região vem enfrentando a pior seca dos últimos anos e isso tem afetado os mananciais que abastecem a cidade. A falta de chuva em outubro e as temperaturas acima dos 35º C registradas na última semana contribuíram drasticamente para a queda do nível das represas Areia Branca, São Luís e Cillos, hoje em torno de 25%. “Temos monitorado diariamente as represas e acompanhado os níveis resultantes da demanda de captação. A alta temperatura e a estiagem prolongada resultam em grande demanda de água para o abastecimento público, além de perda pelo processo de evaporação. É fundamental que a população tenha a percepção de que se não reduzirmos o desperdício, e a estiagem se prolongar sem chuvas significativas nos meses de outubro e novembro, teremos que adotar medidas de precaução para garantirmos o abastecimento.” comentou o diretor.

“Em conjunto com a equipe técnica responsável pelo abastecimento, foi definido plano de enfrentamento para a crise hídrica. A estratégia envolve procedimentos técnicos que visam redução das perdas na rede, em caso de necessidade a reativação da ETA I, pois o abastecimento da mesma provem de outro manancial, monitoramento dos níveis e manobras técnicas de controle de vazão das represas, implementação do projeto de lei que desabona em 30% os munícipes que economizarem 20% do volume consumido, continuidade da campanha de combate ao desperdício que vem sendo realizada desde o mês de julho, entre outras ações a médio e longo prazo que estamos planejando”.

Piovezan reforça as ações que o DAE vêm tomando para reduzir as perdas: “Recentemente publicamos o edital para o serviço de troca de rede da região central, além da compra de 25 mil hidrômetros. Essas ações auxiliam muito no controle de perdas, cuja redução é um grande desafio. Quero frisar a necessidade do apoio da população para enfrentarmos essa grave crise ambiental, que pode-se tornar ainda mais severa caso não alcancemos resultados suficientes nas metas propostas. Nossa preocupação não é apenas com o momento que enfrentamos, mas sim com a recuperação do manancial para o próximo período de estiagem”, finalizou o Diretor Superintendente.

Segundo o Diretor Técnico de Gestão de Recursos Hídricos, Eng° Carlos Augusto dos Santos, a redução dos níveis do sistema de reservação de água bruta existente no município que compreende as Represas Areia Branca, São Luís e Cillos, é normal nesses eventos extremos de estiagem, pois a concepção do sistema é para o enfrentamento dessas situações. “Os municípios vizinhos já enfrentam racionamento, haja vista a gravidade da estiagem que incorre sobre nosso estado”.

O DAE barbarense segue com a campanha de conscientização “Água – Combate ao Desperdício” lançada em julho deste ano. Cartazes e folders explicativos continuam sendo distribuídos na cidade; a autarquia vem realizando reuniões junto às demais secretarias municipais para debater o assunto e buscar soluções conjuntas. Também com finalidade de informar e sensibilizar a população, foram realizadas palestras para alunos de todas as escolas municipais e particulares, que receberam orientações de economia de água. Outras entidades, como algumas igrejas, o Tívoli Shopping e a Faculdade Anhanguera também foram inseridas na campanha de conscientização. Esta última envolve trabalho em conjunto com 2 mil alunos.

Denúncias de desperdício continuam pelos telefones do DAE: 0800-770-3459 ou 3459-5910. De julho deste ano até agora houve 847 denúncias que compreendem o uso da mangueira para lavar calçadas e veículos, que são enviadas ao setor de Fiscalização para fim de orientação ao munícipe denunciado.

 

Comentários

Notícias relacionadas