fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Saúde Variedades

Consumo de bebida alcoólica aumenta durante a quarentena

Segundo pesquisa da Unicamp, tristeza e depressão são os principais motivos

 

Em meio a pandemia, o sentimento de esgotamento se tornou expoente do isolamento social. Como refúgio, 24% dos brasileiros escolheram aumentar seu consumo de álcool durante a quarentena por se sentirem tristes ou deprimidos. Os dados são de pesquisa realizada pela Unicamp em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

A escolha pela bebida alcoólica como ferramenta para superar as dificuldades pessoais é explicada pelo diretor do Centro Terapêutico Nova Aliança e especialista na reabilitação de dependentes químicos, Marcelo Barbato, pelo caráter facilitador do álcool. “Trata-se de uma droga depressora do sistema nervoso central, por isso, o relaxamento”, explica.

O profissional do Centro, localizado em Amparo-SP, acrescenta também um motivo cultural para o aumento da ingestão de bebidas alcoólicas diante o momento enfrentado mundialmente: a cultura alcoolista do Brasil. Barbato alerta que, assim como em diversos países, é comum as pessoas escolherem o consumo de álcool por “não ter o que fazer”.

Entre os perigos provocados pela ingestão compulsiva de álcool, o responsável pelo Centro Terapêutico Nova Aliança destaca a capacidade de perder o controle da própria vida. “O indivíduo passa a viver para usar e usar para viver, e assim perde o senso crítico e os reflexos, o que pode levar a brigas e acidentes”, explica Barbato. Além disso, o profissional destaca os riscos de AVC, problemas cardíacos e pressão arterial.

Diante a problemática, o Nova Aliança trabalha para reverter um cenário caótico. Segundo dados da Organização Mundial da Sáude, aproximadamente 3% da população brasileira acima de 15 anos de idade é considerada alcoólatra. Entre as técnicas utilizadas no tratamento no Centro, estão os 12 passos e Terapia Cognitiva Comportamental atrelada a parte médica, terapêutica, psicológica, nutricional e esportiva.

 

Sobre o Nova Aliança

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Centro Terapêutico Nova Aliança está em Amparo-SP e se destaca pela luta contra a dependência química. Com uma seleta equipe de terapeutas, psicólogos e fisioterapeutas, o espaço oferece o que há de mais moderno no tratamento de compulsividades.

O Nova Aliança possui uma ampla estrutura com 6 mil m², que inclui acomodações de alto conforto, piscina e sala de musculação. Além disso, o Centro aposta na criação de animais para interação com os pacientes e em uma biblioteca com um acervo repleto de obras da literatura mundial.

 

Serviço   

Endereço: Rua Vereador Pedro Piva, 282 – Recanto Haydee – Amparo, São Paulo.

 

Telefones: (19) 3808-6640(11) 9 9770-2567

 

E-mail: contato@ctnovaalianca.com.br

Comentários