Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Brasil / Mundo

Consulado italiano de SP registra aumento de 25% na emissão de passaportes em 2023

Dennis Moraes 9 de janeiro de 2024 2 minutes read
pexels-photo

Ao todo foram mais de 33 mil passaportes durante todo o ano

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O Consulado Geral da Itália em São Paulo anunciou recentemente os resultados de sua atuação durante o ano de 2023, evidenciando um aumento expressivo na procura pelo passaporte italiano e pela obtenção da dupla cidadania. Este aumento significativo é uma tendência que se mantém ao longo dos anos, como demonstrado pelo crescimento de 25% na emissão de passaportes em 2023, atingindo um total de 33.643

“Ao longo dos anos, é possível perceber que as pessoas estão cada vez mais buscando esse sonho, sabendo de benefícios importantes que a dupla cidadania oferece a quem tem esse direito. Ainda mais para brasileiros, então, acredito que a cada ano esse número tende a crescer significativamente”, comenta Eduardo Velloso, CEO da Trastevere Cidadania.

Outro dado importante está no reconhecimento de cidadanias por direito de sangue, ou ‘jure sanguinis’, que chegou na marca de 7.844, em 2022, tendo um crescimento de 16%, conforme a Agência Italiana de Notícias (ANSA).

Ainda por meio das redes sociais, o órgão também contabilizou 43.750 novos inscritos no Cadastro dos Italiano Residentes no Exterior (Aire), um cadastro geral dos cidadãos que permanecem fora do país por 12 meses ou mais e está incluso no processo de cidadania italiana. Esse cadastro teve um aumento de 51% com relação ao ano anterior e ao todo, foram 68.596 solicitações trabalhadas pelo consulado.

“Entre os inúmeros benefícios estão o direito de livre circulação e residência em todos os países da União Europeia, o direito de trabalhar e estudar em qualquer país também da União Europeia, direito ao acesso de serviços de saúde e educação, além do direito de voto nas eleições, aposentadoria, entre outros”, completa Velloso.

Atualmente, há uma estimativa de que o Brasil tenha mais de 25 milhões de cidadãos com ascendência italiana, sendo São Paulo o estado com o maior número desses descendentes, aproximadamente 9 milhões. “Essa população supera a encontrada em estados como Paraná e Rio Grande do Sul, que também têm uma significativa presença de descendentes de imigrantes italianos” finaliza Velloso.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: Consulado italiano passaportes

Post navigation

Previous: DAE de Santa Bárbara instala nova “sala de situação” para monitoramento
Next: Primeira Campanha de Doação de Sangue em Santa Bárbara coleta 86 bolsas

Leia também:

pint4989.jpg
  • Brasil / Mundo

Venda de veículos cresce 8,6% em fevereiro, diz Anfavea

Redação 8 de março de 2026
1836fp270a.jpg
  • Brasil / Mundo

Banco do Brasil lança Pix para compras na Argentina

Redação 7 de março de 2026
img_7729.jpg
  • Brasil / Mundo

Cidade de São Paulo tem mais de 12,6 mil trabalhadores ambulantes

Redação 7 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente