RMC 

Cônsul comercial dos EUA apresenta sistema de monitoramento à Sanasa


A Sanasa recebeu, na manhã de ontem quinta-feira, 9 de junho, a visita do cônsul comercial dos Estados Unidos, Everett Wakai, e de representantes Itron, empresa de tecnologia. O objetivo foi oferecer à cidade a proposta de um sistema moderno de comunicação de dados baseado no monitoramento remoto, ou seja, uma plataforma inteligente para Campinas.

 

O presidente Arly de Lara Romêo, o diretor Técnico, Marco Antônio dos Santos, junto com gerentes, coordenadores e técnicos das áreas de perdas de água, tecnologia da informação e jurídico participaram desta reunião. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, também esteve presente. “A tecnologia traz muitos benefícios. Saúde e saneamento são duas áreas que vêm experimentando esse processo de transformação”, destacou o presidente Arly de Lara Romêo sobre a importância de a empresa avançar tecnologicamente no setor.

 

Dentre as razões para a escolha de Campinas neste projeto piloto destacam-se o fato de o município possuir os maiores índices de saneamento e qualidade de fornecimento de energia do País e ter o segundo maior nível de conectividade do Brasil. O escopo básico é construir na Avenida Francisco Glicério uma rede que envolva medidores de água, gás e energia elétrica, iluminação pública e outros serviços no âmbito de um protocolo chamado ‘internet das coisas’ (rede de objetos físicos acessados por meio da internet).

 

De acordo com o cônsul, o desenvolvimento das cidades inteligentes leva em consideração quatro pontos principais. “Investimentos eficientes, estímulo à inovação, engajamento do cidadão e proteção da infraestrutura”, enumerou Wakai. “Se Campinas aderir a esta tecnologia, será a primeira cidade da América Latina a adotar o conceito de cidades inteligentes nesta área”, afirmou Samuel Lee, representante da Itron. Antes de ser firmada alguma parceria, o projeto ainda precisa ser apresentado ao prefeito Jonas Donizette, pois a Prefeitura é o órgão responsável pela gestão deste modelo de negócio.

 

 

 

Comentários

Leia também...