RMC 

Consimares é o primeiro consórcio do Brasil a integrar Associação Internacional de Resíduos Sólidos

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) – formado pelas cidades de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari – é o primeiro, e único, consórcio brasileiro a se filiar na ISWA (International Solid Waste Association ou Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português).

Na sexta-feira (8), o presidente do Consimares e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, recebeu o presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Carlos Silva, que é vice-presidente da ISWA, em seu gabinete para a formalização da filiação. Também participaram do encontro o superintendente do Consimares, o engenheiro agrônomo Valdemir Ravagnani, e o secretário executivo, o economista Fábio Orsi.

Carlos Silva destacou que os projetos e ações constantes no sentido de aplicar a legislação dos resíduos, bem como de disseminar os planos regionalizados, foram fundamentais para o convite da ISWA ao Consimares. “Além disso, o prefeito Bill sempre esteve ligado à questão, levanto conhecimento a diversas partes do mundo e trazendo inovação ao setor brasileiro”, contou o vice-presidente da associação internacional. “Agora ele foi declarado o embaixador brasileiro da ISWA entre os governos municipais. E eu vim trazer o convite oficial da Associação e fazer a filiação”, anunciou.

“É grande a responsabilidade de representar o Brasil em uma instituição deste porte. Agora, os nossos prefeitos passarão a discutir estratégias em âmbito mundial”, disse Bill.  “Eu levo comigo a responsabilidade de representar todas as cidades, não só do Consimares, como também do Consórcio PCJ e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas”, finalizou Bill.

TREINAMENTO. Nova Odessa, através do Consimares, também é um dos únicos 12 municípios brasileiros selecionados para participar de um treinamento sobre resíduos com a consultoria sueca Milav, organizado pela Abrelpe em Brasília. “Isso demonstra a seriedade do consórcio na gestão do manejo de resíduos”, comemorou o presidente. Para transformar o estudo em uma especialização, os participantes poderão concluir o treinamento na cidade de Estocolmo.

Valdemir Ravagnani, que representará o consórcio no treinamento, destacou que os projetos desenvolvidos pelo consórcio são fruto do empenho de técnicos e gestores das sete cidades que integram o Consimares. “A participação do consórcio na ISWA só comprova o apoio que recebemos de todos os municípios consorciados. E temos certeza que podemos contribuir ainda muito mais após o treinamento”, afirmou.

ISWA. O prefeito de Nova Odessa representou o Consimares e os demais prefeitos brasileiros no Congresso Mundial de Resíduos Sólidos, realizado pela ISWA, em outubro do ano passado, em Kuala Lumpur, na Malásia, quando foi convidado a integrar a Associação. A iniciativa para prefeitos e municípios foi estabelecida em 2018, para levar aos governos municipais as melhores práticas encontradas no mundo.

 

Comentários

Leia também...