Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Conselho do Idoso comemora 19 anos com Capacitação Multiprofissional para Pessoa Idosa


Em comemoração aos 19 anos de criação do órgão, o Conselho Municipal do Idoso de Santa Bárbara d’Oeste promoveu nesta quinta-feira (10) a “I Capacitação Multiprofissional para Pessoa Idosa” no Salão Nobre da Educação. O curso foi voltado aos idosos, cuidadores de pessoas desta faixa etária e interessados. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro e puderam tirar suas dúvidas sobre o processo de envelhecimento, cuidados com a saúde da pessoa idosa, incentivo a alimentação saudável e a importância da atividade física regular.

 

Segundo o Conselho, o evento teve também o objetivo de comemorar os “19 anos do Conselho Municipal do Idoso”, por isso contou com a participação de membros atuais e também de gestões passadas do Conselho, entre eles os ex-presidentes: Rodrigo Battagin, Dr. Nivaldo Barbosa dos Santos e Lenir de Carvalho, sendo abordada a história do órgão e novas ações que estão sendo realizadas.

 

As palestras ministradas pela equipe do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar)  abordaram aspectos do envelhecimento, nutrição, atividade física e doenças prevalentes na terceira idade, suas causas e, principalmente a prevenção pelos profissionais: coordenadora do Serviço, enfermeira Liliane Barboza, fisioterapeuta Karina Rosalen, nutricionista Maria Cláudia Sensato e o médico Gilberto Simões Alves. “A ação foi importante para auxiliar a população idosa e seus familiares a compreender melhor o processo natural do envelhecimento, que pode acarretar, entre outros fatores, algumas limitações físicas decorrentes”, explicou Alves.

 

Conselho

 

Criado em 31/10/1.997 por meio da Lei Municipal 2.298/1.997, o Conselho Municipal do Idoso realizou mudanças na legislação, amparado atualmente na Lei Municipal 3.286/2.011. O Conselho é um órgão consultivo e de assessoramento composto por 20 membros, sendo 10 representantes do Poder Público e 10 da Sociedade Civil, que tem suas atribuições definidas por lei com finalidade básica de assessorar o Governo Municipal na formulação da política de assistência a pessoa idosa no Município de Santa Bárbara.

 

O órgão conta com a participação de 48 membros, entre titulares e suplentes, que foram empossados no dia 18 de fevereiro de 2016. A atual diretoria do Conselho é composta por Celso Calleff (presidente), Adevalto Morais Vieira Júnior (vice-presidente), Elisangela Corte Real (1ª secretária), Maria Vilma Manzatto Iatarola (2ª secretária), Rosilei Cristina Mendonça da Silva (1ª tesoureira) e Valdemir Nascimento da Silva (2º tesoureiro).

 

Foto: Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes