Piracicaba 

Conselho da Mulher – “Os desafios para lidar com as demandas do lar e do trabalho: precisamos ser multifacetadas?”

Neste último sábado (9), a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, em parceria com Conselho Municipal da Mulher de Piracicaba, levou para a Cúria Diocesana a palestra “Os desafios para lidar com as demandas do lar e do trabalho: precisamos ser multifacetadas?”.

Direcionada às coordenadoras de paróquias — multiplicadoras de ações nas comunidades da cidade, a palestra foi ministrada pela professora Heliani Berlato, integrante do Conselho da Escola do Legislativo e professora no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, e Laura Queiroz, integrante da diretoria do Conselho Municipal da Mulher de Piracicaba. O evento também contou com a participação de 50 coordenadoras das regiões de Piracicaba, São Pedro, Rio Claro, Capivari e Santa Bárbara d’Oeste.

Laura Queiroz abordou as atribuições e desafios do Conselho, além dos mecanismos para buscar ajuda. Ela também comentou sobre a lei Maria da Penha e apresentou dados da Diocese de Piracicaba, que conta com o trabalho do Conselho Diocesano de Pastoral, de sete Conselhos Regionais de Pastoral, de seis Comissões Diocesanas Executivas, pastorais, novas comunidades, movimentos, associações apostólicas e entidades sociais. Na região de Piracicaba, são 14 municípios: Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Mombuca, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d´Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

A professora convidada Heliane Berlato abordou as demandas das mulheres, tanto em casa quanto fora, e refletiu sobre a necessidade de elas serem, de fato, multifacetadas. Ela promoveu uma roda de conversa, em que as mulheres falaram sobre situações que as deixam sobrecarregadas, liberdade financeira, vida depois da aposentadoria, entre outros assuntos.

Comentários

Leia também...