29 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Conheça os principais perfis de investidores

Compartilhe essa notícia!

A classificação do perfil do investidor ajuda na hora de escolher os produtos financeiros que vão compor a sua carteira de investimentos.

Provavelmente você já ouviu o termo “perfil de investidor”. Os investidores que estão começando a se familiarizar com o mercado entram em contato muito cedo com a expressão. Conhecer o seu perfil ajuda na formatação da carteira de investimentos.

É por isso que, independentemente do grau de conhecimento e experiência sobre o mercado, todos os investidores precisam, em algum momento, descobrir qual é o seu perfil de investidor e que produtos estão mais alinhados a esse perfil.

O que é um perfil do investidor?

O perfil de investidor é uma classificação utilizada pelos especialistas da área de investimentos que ajudam a identificar que tipo de investimento/risco está mais atrelado aos objetivos e à tolerância do investidor.

Ao traçar um perfil é possível definir o grau de risco que uma pessoa está disposta a assumir ao escolher um produto financeiro de investimento. Podemos dizer, desta forma, que ele define que tipo de investidor uma pessoa é.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que seja aplicada uma metodologia de classificação do perfil de investidor. A CVM é responsável pela regulação de investimentos, bolsa de valores, aplicações financeiras e instituições atreladas a este universo.

De acordo com a Instrução 539 do CVM, “as pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição e os consultores de valores mobiliários não podem recomendar produtos, realizar operações ou prestar serviços sem que se verifique sua adequação ao perfil do cliente”.

Desta maneira, as instituições que oferecem produtos de investimentos — como as corretoras de valores — aplicam uma metodologia para análise do perfil de investidor.

Por que é importante conhecer o seu perfil de investidor?

A análise do perfil é um método de autoconhecimento por meio do qual você avalia qual o seu nível de tolerância e quais riscos você está disposto a assumir ao escolher um investimento.

Ao conhecer o seu perfil, a corretora ou instituição responsável vai indicar os produtos mais adequados a esse nível de tolerância. No mercado, é utilizado o termo “suitability” para se referir à adequação do produto ao perfil do investidor.

Ele é importante porque traz conhecimento e ajuda na definição dos produtos. Entretanto, é válido destacar que o perfil de um investidor pode mudar ao longo dos anos, especialmente quando se adquire experiência no mercado e naturalmente, a tolerância ao risco se torna maior.

Quais são os principais perfis de investidores?

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os perfis podem ser divididos em três categorias principais: conservador, moderado e arrojado.

Conservador

O perfil conservador delimita aquelas pessoas que têm tolerância mínima ao risco. Isso significa que elas preferem investir em produtos com baixo risco. Isso se reflete na busca por ganhos reais com o menor risco possível, mesmo que isso influencie na rentabilidade do investimento.

 

Na prática, os conservadores têm carteiras compostas principalmente por investimento de Renda Fixa — como os Títulos Públicos, Certificados de Depósito Bancário, Fundos de Renda Fixa —, já que esses produtos têm risco baixo e oferecem um nível maior de segurança quanto à rentabilidade e ao retorno.

Moderado

O perfil moderado inclui aqueles investidores que têm um nível de tolerância mediano. Isso significa que eles estão dispostos ao risco para ter uma rentabilidade maior, porém, ao mesmo tempo, não abrem mão de um grau de segurança.

 

Essas características permitem a composição de uma carteira que combina, entre outros, ativos de renda fixa, fundos multimercados e, em alguns casos, investimentos em ações.

 

O investidor moderado não é totalmente contrário à possibilidade de correr riscos e, por isso, aceita inserir em sua carteira alguns ativos desse tipo. Entretanto, ele também se preocupa com a segurança e por isso combina as suas escolhas de forma inteligente.

 

De uma forma geral, as pessoas com esse perfil já têm conhecimento sobre o mercado e acompanham de perto notícias e movimentos que impactam nos seus investimentos.

Arrojado

Por fim, o perfil arrojado, que em alguns casos é categorizado com a nomenclatura “perfil agressivo”, é utilizado para classificar pessoas que estão dispostas a correr riscos maiores em nome da rentabilidade.

 

Geralmente, a sua carteira de investimentos é composta principalmente por aplicações de renda variável, como ações, fundos de ações, entre outros. São pessoas que têm muito conhecimento sobre o mercado e, consequentemente, uma tendência maior ao risco.

 

Percebe-se, que, além da experiência e conhecimento, os investidores arrojados costumam ter maior inteligência emocional para lidar com perdas, além de segurança financeira e fontes de renda que lhes permitam correr maiores riscos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!