SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Conheça os influenciadores digitais e o que eles podem fazer por seu negócio

Compartilhe essa notícia!

Com a popularidade das redes sociais sendo cada vez maior, não é difícil prever como essas plataformas se transformaram em locais de grande auxílio para as empresas e entidades comerciais, sendo necessário contar com a ajuda dos influenciadores digitais.

 

Essa associação entre os produtores de conteúdo e os empreendedores acontece por causa da necessidade do mercado se destacar no ambiente digital, visto a inclusão do público ao cenário digital, estando presente de diversas maneiras.

 

Antigamente, para se navegar na internet era preciso ter acesso a um computador, que além de serem complicados de se utilizar, não eram aparelhos muito acessíveis em termos financeiros. Uma situação que mudou com o avanço das tecnologias.

 

Com dispositivos cada vez mais práticos e com valores mais baixos, a popularidade da internet alcançou de vez o âmbito social, com o público passando a utilizar desses meios para se conectar, para consumir, e até mesmo para trabalhar.

 

E com as plataformas englobando tantas atividades em um mesmo espaço, tornou-se comum também a profissionalização dos usuários que pretendem atuar na internet, procurando por métodos de se aprimorar na área, com um curso de youtuber ead.

 

Se os usuários estão em busca de se profissionalizar sobre os procedimentos de produção de conteúdo, é porque de fato essa atividade passou a ser vista como uma profissão diante o prestígio que os influenciadores digitais passaram a apresentar na sociedade.

 

Eles que só passaram a ter esse título justamente pelo grau de influência que possuem em relação aos seus seguidores, como uma figura inspiradora para o seu público, trazendo uma comunicação muito mais próxima que os canais tradicionais usados pelo mercado.

 

Uma situação que permite com que uma empresa de construção e reforma se comunique com o seu público – profissionais da construção ou cidadãos comuns que pretendem reformar a sua casa – de forma mais eficaz do que por outros canais habituais.

 

Mas afinal, como esses influenciadores chegaram nessa posição de destaque para a sociedade e para o mercado?

De onde surgiram os influenciadores digitais?

Da internet. Essa seria uma resposta simples demais para tentar explicar o fenômeno de origem dos influenciadores digitais, ou digital influencers como também são conhecidos, mas não deixa de ter um ponto de verdade.

 

Figuras de influência sempre tiveram espaço na sociedade, ocupando cargos e posições aos quais as suas vozes e atitudes se tornaram exemplos a serem seguidos pela população, como músicos, artistas plásticos, presidentes, imperadores se voltarmos um pouco mais.

 

O que muda em relação aos influenciadores digitais das figuras inspiradoras tradicionais está muitas vezes na forma em que esses indivíduos se destacam, justamente por dividirem algum tipo de espaço com os seus seguidores.

 

Se por um lado a internet permite que diversas vozes encontrem um espaço igualitário no qual podem ser ouvidos, isso acaba criando um problema que é a lotação de espaço, pois todos os produtores de conteúdo ao lado das marcas disputam a atenção da audiência.

 

Logo, para que um usuário se sinta interessado em consumir algo, seja um vídeo, uma matéria jornalística ou até mesmo um anúncio, ele precisa ter algum tipo de conexão com aquele assunto, a ponto de consumir conteúdos que falam sobre o tema.

 

Como uma jovem dedicada a conhecer sobre o mundo da moda e da decoração, consumindo então produtos que estejam relacionados a tais assuntos, como um vídeo dando dicas sobre como organizar o armário usando cabides e araras para roupas.

 

E é a partir dessa segmentação que os influenciadores dão os seus primeiros passos, escolhendo um tema específico de seu interesse para comentar na internet, chamando a atenção de outros usuários que também se sentem estimulados por tais temas.

 

Ao produzir conteúdos constantes e relevantes, esse produtor de conteúdo passa a ter uma relação mais profunda com os seus seguidores, em um ponto no qual as suas ações se tornam um exemplo de inspiração para esse público.

 

Em um ponto mais avançado, essas figuras de influência são capazes, inclusive, de atuar profissionalmente, através de parcerias comerciais, como na indicação de uma empresa de tintas e verniz, que foi responsável por fornecer o material usado na reforma de um lar.

 

Uma situação similar àquela recomendação que um parente faz sobre uma marca específica, tendo mais efeito na decisão de compra do consumidor do que uma exposição a diversos anúncios comerciais, em diferentes mídias.

 

O que deixa claro o valor comercial que os influenciadores digitais passam a representar.

As possibilidades comerciais dessa parceria

Se um dos principais objetivos de uma empresa é se conectar ao seu público, os influenciadores passam a ser figuras de grande importância para os meios comerciais, podendo servir como a ponte entre uma companhia e sua audiência.

 

Sendo assim, é importante que o planejamento estratégico de comunicação da sua empresa conte com esses influenciadores no momento de desenvolver estratégias para aprimorar as suas atividades comerciais, a partir da influência deles com o público.

 

De maneira rápida é possível citar o papel desses profissionais na divulgação de um produto, aumentando o seu número de vendas, mas a função de um influenciador pode ser muito maior, dependendo da especificidade almejada pelo contratante.

 

Uma clinica de acupuntura, por exemplo, pode usar da conexão desses indivíduos da internet com o público para destacar o posicionamento da marca, adotando valores similares aos dos influencers escolhidos para essa parceria comercial.

 

Além de uma colaboração constante, similar ao trabalho de um garoto-propaganda para os anúncios tradicionais de televisão e revista, a contratação de um influenciador digital também pode ser algo esporádico, com o intuito de divulgar uma nova campanha.

 

O mais importante nessa relação é que as empresas conheçam bem o seu público, assim como a forma com que ele reage ao estilo de comunicação utilizado por um digital influencer específico, de forma a fortalecer seu laço com o cliente, e não afastá-lo.

 

Para que uma loja de equipamentos odontologicos contrate o influenciador ideal, que se conecte ao seu público almejado, de forma a fortalecer a relação da sua marca com o possível consumidor, é essencial conhecer as particularidades desses influenciadores.

Quantos tipos de influenciadores existem?

Tão variado como número de usuários na internet, e de assuntos abordados pelos influenciadores, é também a quantidade de modelos aos quais esses influencers podem se adequar, levando em conta o seu estilo e a quantidade de seguidores.

 

Entre essas categorias destacam-se:

 

  • Top celebs;
  • Fit celebs;
  • Autoridade;
  • Ecossistema;
  • Trendsetter;
  • Jornalistas.

 

Essa variedade de modelos de influenciadores digitais prova como eles são hoje um dos grandes parceiros das atividades comerciais na internet, levando-se em conta as diversas possibilidades com as quais é possível trabalhar com esses profissionais.

 

E para propor uma parceria comercial para o influenciador ideal para a sua marca, é preciso saber como diferenciar as suas características, a começar pelo seu número de seguidores, e se essa quantidade é de fato relevante para o seu negócio.

 

Para uma companhia que realiza consultoria ambiental para empresas, em busca de expandir o conhecimento sobre os seus serviços para outros públicos, por exemplo, uma celebridade top se apresenta como a melhor opção.

 

Os “top celebs” são influenciadores com grandes números de seguidores, abordando diversos assuntos que dominam o tópico de conversas na internet, os mantendo sempre relevantes para os seguidores. A mesma coisa pode ser dita sobre quem trabalha com eles.

 

Já os “fit celebs” são mais focados em uma segmentação específica, interagindo com o seu público enquanto foca em temas típicos, criando uma relação ainda mais forte do que um grande influenciador teria com o seu público.

 

A parceria com eles é mais indicada para uma empresa que trabalha com um produto específico, como no desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo, conversando então com usuários que se mostrem interessados em assuntos relacionados.

 

As figuras de autoridade são representadas por influenciadores que são prestigiados pelo público ao tratarem de um certo assunto como médicos, professores e até mesmo artistas, quando assunto em questão é o universo da música.

 

Uma posição similar aos trendsetters, que se destacam ao abordarem temas específicos que se tornam tendências na internet, como um influenciador que fala sobre a causa animal.

 

Função que também pode ser exercida pelos jornalistas, que entram em evidência pelo apelo profissional que dão aos assuntos abordados, o que pode ser positivo para os objetivos comerciais de uma empresa, que busca o influenciador correto.

 

Caso você esteja em dúvida sobre qual tipo de influenciador melhor se adequa à comunicação do seu negócio, é importante saber que não é preciso escolher exclusivamente um, sendo possível adotar um modelo conhecido como ecossistema.

 

Esse ecossistema digital é formado por um grupo de influenciadores que aborda temas similares na internet, facilitando para que uma marca atinja um público específico, visto a alta penetração desses profissionais.

 

O mais importante é que o seu negócio conheça bem o seu público e o modelo de trabalho que pretende apresentar aos influenciadores corretos, para que a comunicação da sua marca alcance os objetivos comerciais almejados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!