Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Conheça o novo Alfa Romeo Giulietta


Para continuar a manter um papel de liderança no segmento, o Alfa Romeo Giulietta foi renovado através de uma caracterização desportiva mais arrojada, novos elementos específicos e um inconfundível family feeling com o fascinante Giulia, novo paradigma da Alfa Romeo e suprema expressão do conceito da meccanica delle emozioni(mecânica das emoções).

O Novo Giulietta traz importantes inovações, como o novo motor turbodiesel 1.6 JTDm de 120 cv com caixa de velocidades Alfa TCT e os extremamente úteis serviços Live do sistema Uconnect, disponíveis para toda a gama. Além disso, a gama foi racionalizada, apresentando agora três níveis de equipamento (Giulietta, Giulietta Super e Giulietta Veloce), dois packs (Veloce e Lusso) e nove versões de motor (gasolina, diesel e GPL), para que os clientes possam escolher de forma mais simples e imediata a versão que melhor satisfaz as suas exigências e necessidades, personalizando-a depois com o equipamento e acessórios que entender.

 

Pronto para enfrentar os desafios do futuro, o Novo Giulietta consubstancia o imbatível “Espírito Alfa” que, há mais de um século, caracteriza os automóveis construídos pela Alfa Romeo. Automóveis “leves e eficientes” – resultado da escolha de materiais e da correcta relação peso/potência -, expressão perfeita do cuidado dedicado aos pormenores típico apenas do melhor design italiano. Para além disso, são ágeis na estrada, graças à direcção precisa, às suspensões evoluídas e à equilibrada distribuição do peso.

 

Por fim, o Novo Giulietta apresenta uma série de conteúdos desenvolvidos pela Magneti Marelli – como dispositivos de iluminação, cadeia cinemática, suspensões e sistema de escape – que confirmam a consolidada e profícua colaboração entre a Alfa Romeo e a conhecida empresa, líder internacional no projecto e fabrico de sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automóvel.

 

Estética renovada e caracterização mais desportiva

Hoje, o family feeling do Novo Giulietta com o Giulia, o novo paradigma da Alfa Romeo, é realçado e corporizado por diversos elementos de estilo exterior, como a exclusiva grelha com padrão hexagonal e o novo pára-choques dianteiro, que recorda o formato do lendário motivo trilobado frontal, provavelmente um dos mais famosos e inconfundíveis símbolos do mundo automóvel. De igual modo, o lettering do nome “Giulietta” e a sua posição na traseira recordam os do Giulia. O novo modelo também ostenta o renovado logotipo, que foi modernizado mas preservando os elementos de estilo distintivos que o tornaram um emblema conhecido e apreciado em todo o mundo. De facto, só quem tem um grande passado consegue enfrentar os desafios do futuro.

 

Faróis polidos, novas aplicações nos pára-choques, novas jantes de liga e novos terminais de escape de corte oblíquo completam as novidades estéticas. O Giulietta Veloce – o nível de equipamento mais desportivo da gama – é ainda mais ousado, apresentando novos pára-choques desportivos com perfis em Vermelho Alfa, novo acabamento carbon look dos faróis, acabamento em antracite brilhante nos suportes dos retrovisores, nos puxadores e nas molduras da grelha e dos faróis de nevoeiro.

 

O exclusivo equipamento desportivo do exterior é acompanhado por um ambiente interno caracterizado por um acabamento de qualidade premium, em que todos os pormenores foram cuidadosamente escolhidos: o Novo Giulietta é a mais evoluída expressão do estilo Made in Italy. No interior, o nível de equipamento Giulietta Veloce oferece novos estofos desportivos em pele e Alcantara com apoios de cabeça integrados enriquecidos com costuras vermelhas a contrastar e com a inscrição “Alfa Romeo”. O volante em pele “cortado” com costuras vermelhas a contrastar e o acabamento carbon look da guarnição do tabliê e dos painéis das portas são complementados por aplicações específicas em cinzento opaco.

 

A caracterização desportiva é igualmente forte nas versões Giulietta e Giulietta Super. A primeira propõe estofos em tecido cinzento/preto, tabliê em tom preto opaco, volante em pele e novas aplicações pretas no túnel e nos puxadores das portas. Ainda mais arrojado é o nível de equipamento Super, com estofos em cinzento/preto e tecido canelado, elemento típico dos bancos Alfa Romeo. Estão disponíveis, como opcional para ambas as versões, estofos em pele de alta qualidade.

 

Novo motor 1.6 JTDm 120 cv TCT

No Novo Giulietta estreia o motor 1.6 JTDm 120 cv acoplado à caixa Alfa TCT, aliando as típicas vantagens de um motor turbodiesel ao conforto que só uma transmissão automática pode proporcionar e à resposta imediata de uma embraiagem dupla, assegurando, assim, eficiência e prazer de condução.

 

Com este motor e esta caixa, o Novo Giulietta oferece performances excelentes – 195 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos -, acompanhadas por baixo consumo de combustível e emissões reduzidas: 3,8 l/100 km e apenas 99 g/km de CO2 no ciclo combinado, na versão ECO.

 

Novo membro da família dos motores turbodiesel MultiJet de segunda geração, o motor 1.6 do Novo Giulietta debita 120 cv de potência máxima a 3750 rpm e é equipado com turbocompressor de pequenas dimensões capaz de oferecer um binário notável para a categoria (320 Nm a 1750 rpm) com consequente grande elasticidade. Uma das particularidades do 1.6 JTDm é o sistema de injecção Common Rail de terceira geração que utiliza injectores inovadores capazes de controlar com grande precisão, graças à servoválvula hidráulica equilibrada, a quantidade de gasóleo injectada na câmara de combustão numa sequência particularmente rápida e flexível.

 

A caixa de velocidades Alfa TCT, agora acoplada também ao motor 1.6 JTDm de 120 cv, pode funcionar em modo completamente automático ou sequencial. As posições “up” e “down” da ergonómica alavanca da caixa de velocidades são controladas manualmente pelo condutor, que pode também optar por utilizar patilhas ao volante. O selector Alfa DNA permite seleccionar o desempenho dinâmico da viatura, actuando sobre o binário motor, os travões – com activação da função Pre-Fill – a lógica de mudanças da caixa TCT, a resposta do acelerador, o sistema de controlo ESC, o diferencial autoblocante Alfa Q2 electrónico e o controlo de tracção ASR. O condutor pode escolher entre três modalidades de temperamento, em função das condições da estrada e do próprio estilo de condução.

 

Em suma, a gama de motores do Novo Giulietta apresenta agora quatro motores a gasolina sobrealimentados (1.4 Turbo Benzina 120 cv, 1.4 Turbo MultiAir 150 cv, 1.4 Turbo MultiAir 170 cv TCT e 1750 Turbo Benzina 240 cv TCT) e quatro motores turbo diesel (1.6 JTDm 120 cv com transmissão manual ou TCT, 2.0 JTDm 150 cv e 2.0 JTDm 175 cv TCT). O motor 1.4 TB 120 cv está disponível também com dupla alimentação GPL/gasolina.

 

Sistema Uconnect com novos serviços LIVE

O inovador sistema Uconnect com ecrã táctil de 5″ ou 6,5″ sobressai no centro do tabliê do Novo Giulietta. Dispõe de ligação Bluetooth para utilização do telemóvel com sistema mãos-livres e streaming áudio, ligação AUX-in, porta USB, comandos de voz, leitor de SMS e dispositivo DAB para ouvir rádio com qualidade digital. Tanto os sistemas Uconnect de 6,5″ como de 5″ foram desenvolvidos em colaboração com parceiros de excelência, como a Harman e a Here Auto (o de 6,5″) e a Continental (o de 5″). No Novo Giulietta estreiam ainda os serviços LIVE UconnectTM que permitem que o condutor esteja permanentemente ligado ao seu smartphone, mesmo quando está ao volante.

 

Ao descarregar gratuitamente a aplicação da App Store ou da Google Play Store para um smartphone, o Uconnect LIVE oferece ao cliente música em streaming com o Deezer e o TuneIn, notícias com a Reuters, navegação integrada com a TomTom LIVE e a oportunidade de se manter em contacto com amigos no Facebook Check-In e Twitter. Poupança de combustível, respeito pelo ambiente e controlo do estado do veículo, por outro lado, são garantidos, sempre e em qualquer local, com as aplicações eco:Drive e my:Car.

 

No Novo Giulietta estreia também o Alfa Performance, um serviço exclusivo criado especificamente para conferir excelência à experiência de condução. Utilizando uma série de instrumentos digitais de medição, o condutor pode controlar os principais parâmetros do veículo, avaliar o próprio desempenho utilizando cronómetros especiais e ver as estatísticas de condução no respectivo smartphone, para além de receber conselhos de condução em tempo real. O serviço está disponível para o Rádio Uconnect 6,5″ Nav LIVE”. O Uconnect 6,5″ LIVE inclui ainda navegação por satélite com mapas 3D e instruções sequenciais sobre o percurso com a função One Step Voice Entry Destination.

 

Gama completa e racional para uma escolha imediata

Na Europa, a gama do Novo Giulietta é composta por três níveis de equipamento (Giulietta, Giulietta Super e Giulietta Veloce), dois novos packs (Veloce e Lusso) e nove versões de motores, incluindo o novo 1.6 JTDm 120 cv TCT turbo diesel (que, por certo, será particularmente apreciado por clientes empresariais), onze cores de carroçaria, entre as quais se incluem os novos tons Branco Alfa e Cinzento Lipari, doze alternativas de jantes de liga (cada tamanho com um novo desenho) e mais dois packs (Comfort e Visibility).

 

A versão Giulietta caracteriza-se por nova frente – com nova grelha com padrão hexagonal e novas aplicações no pára-choques -, enriquecida com faróis com acabamento polido, puxadores acetinados e terminais de escape de corte oblíquo. O interior propõe estofos com novo tecido cinzento/preto com o logotipo Alfa Romeo nos apoios de cabeça, nova aplicação em preto mate no tabliê, com acabamento preto mate, e tapetes de veludo. Os novos elementos de estilo são acompanhados por um equipamento abrangente, que inclui volante em pele, ar condicionado, Uconnect de 5″ com serviços Live, selector Alfa DNA (com diferencial electrónico Q2 e DST), ESC (com ASR e Hill Holder), seis airbags e vidros dianteiros e traseiros de comando eléctrico. Para o nível de equipamento Giulietta estão disponíveis as seguintes motorizações: 1.4 Turbo Benzina 120 cv, 1.4 Turbo Benzina 150 cv, 1.4 Turbo Benzina 170 cv TCT, 1.6 JTDm 120 cv com caixa de velocidades manual ou TCT, 2.0 JTDm 150 cv e 1.4 TB 120 cv de dupla alimentação (GPL e gasolina).

 

O nível de equipamento Giulietta Super conta com todas as motorizações (excepto o 1750 Turbo Benzina 240 cv TCT) e acrescenta, ao equipamento da versão de acesso à gama, os seguintes conteúdos: ar condicionado de comando automático de duas zonas, Cruise Control e apoios de braços dianteiros. Em termos de estética, propõe jantes de liga de 16″, faróis de nevoeiro, pormenores cromados e estofos em tecido cinzento e preto com o logotipo Alfa Romeo nos apoios de cabeça. É ainda possível personalizar o Novo Giulietta Super escolhendo entre os packs Lusso e Veloce, de modo a realçar o aspecto elegante ou o aspecto desportivo do modelo. O packLusso inclui bancos reguláveis em altura revestidos de pele, apoios de cabeça dianteiros e traseiros, apoio de pé em alumínio e rádio de 6,5″ Uconnect Nav. O pack Veloce, por sua vez, inclui todos os conteúdos estéticos do Giulietta Veloce a seguir descritos.

 

O Giulietta Veloce – expressão máxima do carácter desportivo do Novo Giulietta – completa a gama do modelo e oferece equipamento de série determinante para um estilo ainda mais arrojado, para além de conteúdos técnicos fundamentais para um comportamento em estrada sem compromissos. Entre estes elementos, são de salientar: suspensões desportivas com regulação específica, mini-saias laterais, pára?choques desportivos com exclusivo perfil vermelho Alfa, jantes de liga de 17”, sistema de travagem sobredimensionado Brembo com pinças vermelhas e quatro cilindros principais, terminais de escape de grandes dimensões, emblema “Veloce”, vidros escuros, faróis com acabamento carbon look e acabamento antracite brilhante nos suportes dos retrovisores, puxadores e molduras da grelha e dos faróis de nevoeiro. No interior, a vocação desportiva do Novo Giulietta Veloce está patente nos novos estofos em pele e Alcantara com costuras a contrastar e na inscrição “Alfa Romeo” nos apoios de cabeça integrados, nos pedais de alumínio, na moldura em cinzento mate, no volante desportivo “cortado” com costuras vermelhas e no efeito carbon look da guarnição do tabliê e dos painéis das portas. Como seria de esperar, esta versão de altas performances do Novo Giulietta é proposta exclusivamente com o potente motor 1750 Turbo Benzina com injecção directa, cárter em alumínio e potência de 240 cv a 5750 rpm.

 

Comentários

Dennis Moraes