SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Conheça algumas das tecnologias que tornam os jogos tão imersivos

Compartilhe essa notícia!

Avanços tecnológicos na indústria são responsáveis por transformar jogos em experiências inesquecíveis

A indústria dos jogos tem usado cada vez mais a tecnologia e criatividade para aprimorar a experiência do usuário, desenvolvendo novas mecânicas de jogabilidade e elevando o realismo dos jogos. A integração dessas evoluções tecnológicas tem sido fundamental para tornar os jogos cada vez mais imersivos, proporcionando aos jogadores novas experiências e desafios.

 

De acordo com dados coletados para a Pesquisa Game Brasil 2022 (PGB), atualmente, cerca de 74,5% das pessoas no Brasil jogam. Além disso, o mercado dos games é responsável por um faturamento bilionário. Em 2022, a indústria mundial dos jogos faturou aproximadamente US$ 196,8 bilhões. As projeções indicam que até 2023 o setor poderá atingir um faturamento aproximado de US$ 321 bilhões.

 

Com o notável crescimento, inúmeros desenvolvedores estão investindo em tecnologia e inovação para proporcionar uma experiência mais imersiva nos jogos. Esses recursos não apenas representam avanços significativos no entretenimento, mas também garantem a criação de jogos mais realistas.

 

Uso de realidade virtual

 

Um dos principais avanços tecnológicos incorporados aos jogos é o uso da realidade virtual, conhecida como VR, que proporciona aos jogadores uma imersão total no universo do jogo. Essa tecnologia envolve o uso de um dispositivo específico, geralmente composto por óculos, capacete e controles. Esse equipamento possibilita ao jogador uma experiência completa, envolvendo imagem e som, assemelhando-se a um cinema interativo.

 

Embora o conceito de realidade virtual tenha sido estudado desde 1830, foi apenas recentemente que se tornou eficiente e adaptado para essa indústria. Jogos como Resident Evil 7 receberam uma versão com suporte para realidade virtual poucos dias após o lançamento oficial.

 

Aprimoramento dos sensores de movimento

 

Além da utilização da realidade aumentada, os sensores de movimento tornaram-se equipamentos importantes para a imersão dos jogadores. Dispositivos como o Kinect, da Microsoft, foram responsáveis por garantir o sucesso de jogos como Just Dance, por exemplo.

 

Apesar de esse tipo de equipamento não ser lançado com as novas gerações, o uso dessa tecnologia continua sendo uma importante ferramenta de pesquisa para desenvolvedores. Atualmente, a utilização de movimento é utilizada em jogos que aceitam demais sensores, como os disponíveis para VR.

 

Uso consciente da Inteligência Artificial

 

Uma das tecnologias responsáveis por garantir a imersão nos jogos é a utilização de Inteligência Artificial. Esse artifício permite que os criadores deixem o jogo mais autônomo e natural.

 

Exemplos bem-sucedidos do uso da IA estão em jogos como os da franquia GTA, em que os NPC são programados para agirem de forma aleatória, de acordo com um banco de dados carregado previamente. Além disso, jogos como FIFA permitem que os jogadores possam jogar contra a máquina de forma mais natural.

 

O jogo Alien Isolation faz uso da Inteligência Artificial de forma primorosa. Ao programar o comportamento do inimigo de forma randomizada, os personagens são gerados de maneira totalmente aleatória e imprevisível, proporcionando uma experiência de jogo ainda mais imersiva e surpreendente.

 

Implementação de modos multiplayers

 

Atualmente, a integração da internet para conectar-se aos jogos é uma realidade presente em quase todos os consoles ou computadores. Por isso, o modo multiplayer tornou-se um grande atrativo para diversos jogadores.

 

A oportunidade de jogar com amigos ou com jogadores aleatórios torna a experiência de jogo mais dinâmica e menos previsível, proporcionando interações mais humanas e menos robóticas. Isso contribui significativamente para a total imersão dentro do universo do jogo.

 

Evolução do fotorrealismo

 

É evidente que os jogos desenvolvidos para cada nova geração de consoles estão se tornando cada vez mais impressionantes. Assemelhando-se a filmes, eles recebem inovações e esforços para aprimorar a qualidade da imagem, especialmente em relação a vegetação, formas e outros elementos do cenário.

 

A implementação do fotorrealismo assegura que jogos como Death Stranding, Battlefield V e Battlefield 2042 apresentem texturas, cenários e paisagens que se aproximam da realidade. Além disso, a técnica de fotogrametria utilizada em Forza Horizon 5 proporciona um mapeamento 3D detalhado das regiões, elevando ainda mais a qualidade na criação dos cenários das corridas.

Algumas evoluções de imagens tornam os jogos tão imersivos que possibilitam aos jogadores sentir a adrenalina como se estivessem genuinamente pilotando carros, manejando uma espingarda de chumbinho 6.0 ou combatendo inimigos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!