SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Conheça a história do motociclismo

Compartilhe essa notícia!

A primeira prova de motociclismo foi realizada em 1897. Saiba tudo sobre a história desse esporte radical a motor

 

O motociclismo é uma modalidade esportiva radical que faz uso de motos de diferentes modelos e cilindradas.

No dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, Inglaterra, foi realizada a “Motorcycle Scrambles” (primeira prova de motociclismo do mundo). A partir daí, iniciaram-se oficialmente as competições.

Naquela época, a paixão dos ingleses por motocicletas foi exposta pela icônica frase: “if there is anything better than a motorbike, God must have kept for Him a Heaven” (“se Deus criou algo melhor que a motocicleta, Ele guardou para si no céu”, em tradução livre).

Poucos anos depois, no dia 22 de dezembro de 1904, foi fundada a Federação Internacional de Motociclismo (FIA). Porém, o campeonato mundial só pôde ser realizado após o final da 2ª Guerra.

Em 1947, iniciou-se o Torneio das Nações e 10 anos depois, em 1957, o Mundial de Cross.

Com 15 títulos mundiais conquistados, o motociclista italiano Giacomo Agostini, com sua MV Agusta, foi o grande destaque dessas competições.

Campeonatos de motociclismo mais famosos do mundo

Existem diversos campeonatos de motociclismo em todo o mundo. Entre os principais, podemos destacar: Moto GP, SuperBike (WSBK), AMA MX – Motocross, e Isle of Man TT. Confira abaixo mais informações sobre cada um deles.

Moto GP

O MotoGP (Campeonato Mundial de Motovelocidade) é a categoria mais importante do motociclismo. A competição teve início em 1949, sendo dirigida pela FIM.

 

Os destaques dessa disputa são, sem dúvida, as motos construídas unicamente para a série. Ou seja, não são fornecidas e nem se originam de modelos comercializados.

 

Essa categoria já passou por diversas fases, entretanto, a mudança mais recente e radical aconteceu em 2002, quando a 500 cc passou a se chamar MotoGP.

 

Mais do que isso, além da mudança de moto, ocorreu também a troca de motores de dois para quatro tempos.

 

Hoje, a série é dividida juntamente com as competições de base da Moto2 e Moto3. Além da Moto E, que é a categoria elétrica do Campeonato Mundial de Velocidade.

SuperBike (WSBK)

Como a MotoGP é considerada a Fórmula 1 do motociclismo, podemos classificar o SuperBike (WSBK) como a Taça do Mundo de Turismo (campeonato de carros organizado pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA) sobre duas rodas.

 

Atualmente, a série conta com modelos de fábrica preparados para a competição. Estão presentes as seguintes motocicletas: CBR 1000 RR-R, Panigale V4 R, ZX-10RR e a atual campeã YZF-R1.

AMA MX – Motocross

O AMA MX – Motocross é um campeonato de motocicletas off road. Ou seja, é uma série de corridas americana com foco total no cross. O evento acontece desde 1972 e é aprovado pela American Motorcyclist Association.

 

Dois anos depois da primeira competição, uma classe 125 cc foi incluída. No entanto, a série feminina foi introduzida somente em 1996.

 

De acordo com a evolução do motocross, as motos com motores de dois tempos de 500 cc tornaram-se muito potentes, o que seria um grande desafio para um piloto mediano. Por esse motivo, em 1994, os motores de quatro tempos ocuparam o espaço. Desde então, os novos motores aumentaram novamente para 550 cc.

Isle of Man TT

O Isle of Man TT é um dos campeonatos de motocicletas mais conhecidos do mundo. Este evento sobre duas rodas acontece todos os anos nas ruas de uma cidade acanhada e autônoma, situada no mar entre a Grã-Bretanha e a Irlanda.

 

A competição teve início em 1907 e tem atraído pilotos de todos os cantos do mundo para pequena e traiçoeira ilha há mais de cem anos.

 

Traiçoeira porque a TT é simplesmente uma das provas mais perigosas do mundo. Prova disso é a longa lista de acidentes fatais que ela possui. Por esse motivo, ainda em 1976, a corrida deixou de fazer parte de uma das etapas da Moto GP.

História da motocicleta

Existem algumas teorias sobre a invenção da motocicleta que nos levam a diversas pessoas ao longo da história. Porém, a criação só aconteceu de fato em 1869, e o curioso é que foi por duas pessoas que não se conheciam, praticamente ao mesmo tempo: o francês Louis Perreaux e o americano Sylvester Roper.

 

Já em 1885, o alemão Gottlieb Daimler, com a ajuda do também alemão Wilhelm Maybach, instalou um motor à gasolina de um cilindro em uma bicicleta de madeira, com o intuito de testar a funcionalidade do novo propulsor. Neste momento, nascia a primeira motocicleta com motor de combustão interna.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!