7 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Conheça 3 jogos para brincar em família

Compartilhe essa notícia!

Conheça alguns dos jogos que prometem muita risada em partidas rápidas e divertidas

As melhores experiências e memórias mais duradouras da infância são aquelas compartilhadas entre amigos e família, e uma das ferramentas mais importantes para a criação desses laços se encontra em jogos de tabuleiro e de cartas.

A função principal do jogo de tabuleiro e de cartas é reunir as pessoas em torno de uma única atividade para compartilhar risadas, pensamento estratégico ou simplesmente conversar. Esses jogos sempre estiveram presentes na humanidade, sendo o jogo mais antigo já descoberto datando de aproximadamente 7000 a.C, o jogo africano “Mancala”, que possui por volta de 9.000 anos.

Pensando nesse contexto de reunião familiar em torno de jogos para aproximação entre pais e filhos, preparamos uma lista com três jogos de tabuleiro e cartas imperdíveis para compartilhar em família. Confira:

Taco gato cabra queijo pizza

Esse jogo com um nome inusitado é um dos favoritos das crianças por ser um game rápido, de regras simples e que pode ser jogado por muitas pessoas ao mesmo tempo. O jogo consiste em um baralho de cartas, cada uma com uma imagem de um taco, um gato, uma cabra, um queijo ou uma pizza, que é dividido igualmente entre os jogadores, e estes não podem ver as cartas. 

O jogo começa com um participante virando a primeira carta do seu monte no meio da mesa e falando a palavra “taco”, o próximo vira a sua carta e diz “gato”, e assim por diante. Quando a carta virada coincidir com a palavra dita, como, por exemplo, o jogador diz “cabra” e vira uma carta de cabra no meio da mesa, todos os jogadores devem colocar sua mão sobre o monte de cartas viradas o mais rápido possível, e o último jogador a colocar a mão fica com as cartas. Vence o jogo quem acabar com as suas cartas primeiro.

Vudu

Esse jogo de tabuleiro é perfeito para aqueles que gostam de um desafio, de atrapalhar o jogo dos outros e de muita risada.

Nesse jogo, cada jogador é um feiticeiro vudu que deve jogar suas maldições em outros jogadores. Na sua vez, o jogador deve escolher entre aprender uma maldição ou lançar uma maldição em outro jogador; quando ele lança uma maldição, aquele jogador deve cumprir um desafio até o fim da partida (como apenas falar com a língua para fora, ou imitar um galo toda vez que alguém jogar o dado, passar o restante do jogo segurando a orelha, etc.). 

Se o jogador amaldiçoado não cumprir o desafio, o jogador que lançou a maldição nele avança no tabuleiro, portanto, quanto mais maldições você lançar, mais pode andar no tabuleiro, mas, se ninguém quebrar a maldição, você não consegue andar.

Esse jogo é perfeito para quem gosta de dar risadas nas situações mais inusitadas e hilárias que o jogo proporciona.

Uno

Talvez um dos jogos mais conhecidos de todos os tempos, o Uno é um jogo de cartas que muitos dizem “acabar com amizades”, por conta das reviravoltas de cada partida. 

O jogo começa com cada jogador recebendo 7 cartas. O baralho de compra fica no centro da mesa e uma carta é virada para começar a partida. O jogador deve descartar uma de suas cartas que tenha a mesma cor ou o mesmo símbolo e a grande questão é que existem cartas com propriedades especiais, que podem reverter o sentido do jogo, como pular o próximo jogador, fazer o próximo comprar mais cartas ou trocar a cor da rodada. 

O jogo termina quando um dos jogadores consegue descartar todas as suas cartas. Esse jogo é mundialmente conhecido por sua dinâmica e suas partidas velozes.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!