Conheça 10 alimentos que ajudam a “regularizar” seu intestino

A relação das mulheres com o intestino nem sempre é das melhores. A ida ao banheiro costuma ser um problema e muitas se queixam de cólicas ou mesmo inchaço após cumprirem sua “missão” no banheiro.

Os problemas intestinais podem ser graves e devem ser tratados com atenção porque nosso intestino funciona como uma espécie de regulador das demais funções do organismo. É nele que ocorre a absorção e a eliminação de nutrientes essenciais para a nossa saúde. Assim, quando ele falha, acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos e se tornando a porta de entrada de alguns problemas que afetam a saúde. “A pessoa deve prestar atenção na frequência com que vai ao banheiro. O recomendado é ir pelo menos uma vez a cada três dias. Se passar disso, é sinal de que algo vai mal”, explica a nutricionista clínica Paula Castilho.

Mas para evitar problemas intestinais deve-se prestar muita atenção à alimentação. A banana, por exemplo, pode ser um dos alimentos mais associados a “prender” o intestino. “Ocorre que várias frutas, como goiaba e a banana, possuem uma substância chamada tanino, que provoca a sensação de contração. Os taninos comprovadamente prendem o intestino, mas, à medida em que a fruta amadurece, a maior parte do tanino desaparece”, explica a nutricionista.Do outro lado, o mamão papaya é um dos alimentos mais conhecidos para “soltar” o intestino. “O papaia é um alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes”, afirma Paula. Para quem tem o intestino solto, o ideal é ingerir alimentos como banana-maçã e prata, maçã sem casca ou raspada, purê de frutas, frutas sem casca ou assadas e sucos coados, por exemplo.

Outros alimentos considerados vilões do intestino preguiçoso são os de fast-food, refrigerantes e doces. Evite ainda alimentos que provocam gases como feijão, repolho e cebola: eles causam desconforto, espasmos e inchaço. Evite café e outras bebidas com cafeína porque ela “rouba” os líquidos necessários do corpo. Adote uma alimentação balanceada, rica em fibras, frutas, vegetais e em ingerir bastante água, além de praticar uma atividade física. Com esses procedimentos, o problema pode desaparecer”.Em 2012, uma pesquisa coordenada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) revelou que 67% das mulheres brasileiras (de todas as regiões do país e em todas as classes sociais) sofrem de problemas intestinais.

 

Conheçam 10 alimentos que ajudam a “regularizar” o intestino, citados pela Nutricionista:

 

LARANJA COM BAGAÇO
 BB2Olq4
“Para a prisão de ventre invista na laranja com bagaço. Mas não adianta só chupar a fruta ou tomar o suco. A maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, tirando casca e caroços, você deve comê-la inteirinha”, explica.

 

 ABACAXI
BB2OiRu
A fruta ainda não alcançou a fama que tem a manga, mas é ótima para acabar com a prisão de ventre. “Isso porque contém bromelina, uma substância que “irrita” a mucosa intestinal estimulando os movimentos peristálticos (contrações involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão)” diz Paula

 

ÁGUA
BB2OiRF

“A água é importante na lubrificação dos intestinos. Sem ela, as fibras não ficam umedecidas, o que pode piorar a prisão de ventre. Beber bastante líquido, pelo menos 2 litros todos os dias, ajuda para que nosso organismo tenha um bom funcionamento”, afirma a nutricionista.

 

AMEIXA-PRETA

BB2NTdF

“A ameixa-preta contém sorbitol, uma substância com efeito laxativo muito eficiente. Pode ser ingerida seca ou em calda”, diz Paula Castilho.

 

 

CEREAIS INTEGRAIS

BB2OggL
“Cereais como aveia, arroz, pão e macarrão integrais, além do milho e de outras sementes e grãos comestíveis têm grande quantidade de fibras, o que estimula a atividade intestinal e, consequentemente, a evacuação”, explica Paula.

 

 

MAÇÃ COM CASCA
BB2NQBR
“A fruta contém fibras solúveis que, em contato com água, aumentam a massa fecal e a tornam mais “macia”. Fibras insolúveis, que não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre”, recomenda a nutricionista.

 

 

MAMÃO PAPAIA

BB2OdF8

O mamão papaia é outro conhecido alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.

 

 

PIPOCA
BB2OdFf

Pode acreditar: a pipoca é um alimento riquíssimo em fibras! Elas ajudam bastante na reeducação do trânsito intestinal, o que facilita os movimentos peristálticos.

 

 

VEGETAIS
BB2Oghn

“Alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre ou rúcula, todos esses vegetais contêm fibras que aumentam o volume das fezes. Por isso, eles são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre”, completa a nutricionista clínica Paula Castilho.

 

Fonte: Minha vida

 

Comentários

Notícias relacionadas