Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Confira as tendências de carros elétricos para 2020

Imagem: e-Up (Wikipedia, por Alexander Migl)

Os carros elétricos em 2020 ganharão mais espaço no mercado, novos modelos e modalidades de uso que incluem o compartilhamento.

Os carros elétricos já são uma realidade e a expectativa é que cada vez mais ocupem o lugar dos movidos a combustão.

Pelo menos na Europa, os modelos devem ganhar mais espaço nas ruas em 2020, deixando de seu utilizado principalmente por empresas e passando para o consumidor comum que o utiliza em suas rotinas diárias.

No Brasil, a tendência de carros elétricos para 2020 também é de crescimento.

Espera-se que esse ano cerca de 40 mil veículos movidos a eletricidade estejam nas ruas, número maior do que em 2015, quando havia cerca 4,7 mil.

Outra tendência observada é o compartilhamento dos carros elétricos. Como eles ainda possuem um custo elevado tanto para compra como no seguro auto do seguro elétrico, as pessoas que desejam utilizam um veículo que não emite CO2 poderá alugar.

Já existem empresas se especializando nessa modalidade, que permitem que o carro seja alugado por um período, retirado e devolvido em um dos pontos de atendimento.

 

Como os projetos estão em desenvolvimento

Em Brasília, um projeto do governo do Distrito Federal em parceria com a Renault, o VEM DF (Veículo para Eletromobilidade), permitirá que os servidores públicos se locomovam utilizando carros elétricos compartilhados.

Os carros elétricos, além de emitirem menos poluentes que os movidos a combustão, devem cada vez mais serem sustentáveis.

É o caso do BMW i3, que é feito de plásticos em uma plataforma de fibra de carbono. No interior também encontramos plástico, parte dele oriundo da reciclagem e a fibra de coco é outro material sustentável que foi aplicado nas portas e para-brisas.

Para que esses carros possam andar pelas ruas, o investimento em pontos de abastecimento será necessário.

A CPFL já possui um projeto de fazer instalação em alguns pontos, e alguns deles aproveitará a energia renovável, como a solar.

A única questão que fica é o valor desses veículos, devido à baixa procura possuem um preço de mercado elevado como é possível verificar nas Tabela Fipe e concessionárias.

Entretanto, com os incentivos do governo e produção em maior escala, os preços devem cair.

Lançamentos de carros elétricos

A tendência dos carros elétricos veio para ficar, por isso, muitas montadoras estão investindo em novos modelos e alguns podem chegar no Brasil. Conheça alguns deles.

Volkswagen e-Up

Ele já está disponível no mercado brasileiro e promete ser um veículo de baixo custo dentre os modelos elétricos.

Kia Soul EV

Esse é o primeiro carro totalmente elétrico da montadora e possui uma boa autonomia, consegue percorrer até 449 km com apenas uma recarga.

Peugeot e-208

Esse será o primeiro modelo 100% elétrico da montadora, apesar de também haver a versão com propulsor elétrico.

Mini Cooper Electric

Ele possui aparência semelhante com a versão movida a combustível fóssil, com o diferencial de ter bateria de 32,6 kW e autonomia de 231 km. Inicialmente ele será comercializado na Europa.

Porsche Taycan

Para quem deseja um esportivo de luxo, a Porsche não decepciona, possui uma versão do elétrico que possui 721 cv de potência e faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

Essas são algumas das novidades e tendências de carros elétricos para 2020 e nos próximos anos devemos ter ainda mais mudanças positivas.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Comentários