Confira 6 dicas financeiras para curtir as férias sem susto

O período de férias um dos momentos mais aguardados do ano para descansar e conhecer novos lugares. Mas, mesmo nessa época é preciso se planejar para evitar sustos com o orçamento. Confira seis dicas financeiras reunidas pelo coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero, para aproveitar o momento de descanso sem afetar o orçamento familiar:

1 – O adiantamento de férias é descontado a posteriori do salário. Portanto, nada de gastar acreditando ser essa uma receita extra;

2 – Caso decida fazer uma viagem, pesquise preços e condições com o máximo de antecedência que conseguir e evite fazer reservas de última hora, que sempre são as mais caras;

3 – Verifique com a administradora do cartão de crédito se existe algum pacote de benefícios a partir da pontuação do Programa de Fidelidade. Isso poderá gerar descontos em passagens, hotéis ou até mesmo em restaurantes;

4 – Caso opte por permanecer em casa, muito cuidado com os gastos com restaurantes e atividades de lazer. Se tiver filhos, há muitas opções de divertimento baratas e, muitas vezes, gratuitas.

5 – Não faça dívidas desnecessárias. No mês de agosto, normalmente, não há crédito de salário. Portanto, tenha parcimônia e evite compras por impulso.

6 – Caso opte por adiantar parte do o 13º salário, mantenha-o em uma aplicação financeira e procure lucrar com os juros auferidos.

Para comentar mais sobre como economizar sem deixar de curtir as férias, deixamos à disposição os professores do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Francisco Olivieri e Ricardo Balistiero.

Abaixo mais informações sobre as fontes:

Francisco Olivieri: mestre em Administração Estratégica e Superintendente Geral do Instituto Mauá de Tecnologia – Experiência em Gestão Financeira, BOVESPA, Gestão de fundos, Gestão de capital de giro, Gestão de créditos junto ao Tesouro Nacional.

Ricardo Balistiero: mestre em Economia e coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia. Especialista em Economia Brasileira, Economia Mundial, Sistema Financeiro e Economia do Setor Público.

Comentários

Notícias relacionadas