Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Confiança do empresário paulista pode promover aumento de investimentos na indústria

Indústria. Foto: Agência Brasil

A confiança do empresário no crescimento do setor produtivo de São Paulo é alta e a expectativa pode gerar investimentos e empregos no estado. A intenção dos industriais paulistas na realização de investimentos teve a maior alta, em junho, dos últimos três meses. A expectativa é apresentada na Sondagem Industrial Mensal realizada pela FIESP/CIESP que compõe o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).

O ICEI varia de zero a 100 pontos e avalia o ‘humor’ do empresário, a confiança no crescimento da produção futura, dos próximos seis meses. Os valores acima de 50 pontos indicam que os empresários estão confiantes. São Paulo registrou em junho 53,9 pontos no índice que mede a intenção de investimentos. O número é 2,3 pontos mais alto em comparação ao resultado de maio 51,6 e 0,4 ponto acima do total de abril 53,5 pontos.

 

Em relação a abertura de vagas de emprego o empresário industrial do estado está 0,9 ponto mais confiante em junho, quando o valor do ICEI foi de 52,4 nessa categoria, em comparação ao número do mês passado, de 51,5.

“O que a gente em observado é uma retomada da atividade econômica bem mais intensa do esperado. Isso levou a revisão das projeções do PIB brasileiro para 2021, que já demonstram crescimento de algo próximo a 5%. O empresário industrial fica mais confiante em realizar investimentos”, acredita William Baghdassarian, professor de economia do Ibmec.

No Brasil

O ICEI nacional, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) está em 62 pontos, aumento de 0,3 ponto em julho, em comparação com junho. É o terceiro aumento consecutivo no índice que acumula alta de 8,3 pontos, desde maio. A confiança do empresário industrial é a maior dos últimos 11 anos para o mês de julho, no País.

Integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos e de Finanças da Câmara dos Deputados analisam a confiança dos industriais entendem que a expectativa do empresário industrial é importante para criar ‘ambiente’ conveniente para o crescimento econômico no Brasil.

 

“Quando há um sentimento positivo de que o País deva melhorar a sua economia, deve aumentar o consumo, deve movimentar as indústrias, isso cria um círculo virtuoso de investimentos e geração de empregos”, lembra Vitor Lippi, deputado Federal (PSDB-SP).

Fonte: Brasil 61