19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Concurso de redação promovido pela Organização das Nações Unidas conta com a participação de Caio Moreno, aluno do NEI

Compartilhe essa notícia!

Em comemoração aos seus 75 anos, a ONU – Organização das Nações Unidas, realizou um concurso de redação. Os participantes, jovens de 15 a 29 anos, compartilharam suas visões e sugestões sobre o futuro papel das Nações Unidas. Os jovens responderam a seguinte pergunta: Como seria o futuro da ONU para você, considerando o contexto do “novo normal” imposto pela COVID-19? O vencedor ou vencedora será anunciado em 12 de agosto, durante a Jornada Internacional da Juventude, e será convidada(o) a participar virtualmente dos eventos de comemoração do 75° aniversário da ONU em Nova Iorque.

Caio Moreno, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, está participando do concurso de redação. Ele usou como inspiração a Modernidade Líquida, do filósofo polonês Zygmunt Bauman, grande estudioso da sociedade atual e autor da teoria, em sua dissertação e teve a orientação da professora de Produção Textual Maria Regina Sargiolato. “Quando vi o concurso promovido pela ONU enviei mensagem aos alunos do Ensino Médio, como forma de estimulá-los. O Caio foi um dos que manifestou interesse e desenvolveu uma bela redação”, conta a educadora Maria Regina.

O aluno Caio Moreno, que já participou de outros concursos de redação, ficando entre os três primeiros colocados da edição de 2019 do “EPTV na Escola”, fala sobre sua participação. “Gosto bastante de escrever, um prazer meu escrever. A professora Maria Regina Sargiolato enviou a proposta, perguntou quem queria participar e me interessei. Ela me orientou, com alguns direcionamentos. Ela trouxe a proposta, mas o texto foi redigido de uma maneira mais individual”, diz o jovem.  “O concurso trouxe uma reflexão sobre o planeta no futuro, tomando como base a condição da pandemia e seus impactos globais, e pensando qual papel da ONU no contexto global, quais seriam suas ações e seus papéis específicos durante este novo cenário”, complementa.

Os educadores do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi estimulam os alunos a participarem de atividades para além do perímetro escolar. “É uma proposta para o futuro, de vida, de carreira, de mundo. Auxilia na construção de caráter e também de conceitos pessoais como valores”, afirma Caio Moreno.  “Quando surgir oportunidades, pretendo continuar participando destas atividades”, finaliza.

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!