Concerto especial resgata 30 anos de música brasileira

“O Simão (Welsh) deve estar muito feliz, onde estiver, em ver o lindo trabalho que a Banda realiza. Ele contribuiu para a criação da banda há 30 anos e eu, hoje, me orgulho em ver estes músicos tão competentes levando o nome de Nova Odessa por toda região.” Dessa maneira o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza cumprimentou os músicos da Banda Sinfônica Municipal Prof. Gunars Tiss durante o concerto em comemoração aos 30 anos de fundação que aconteceu na noite de quinta-feira (25) no Teatro Municipal Divair Moreira.

 

O maestro Márcio Beltrami, que está à frente da corporação desde sua fundação, em 1987, apresentou um concerto emocionante, que teve a música brasileira como tema. “Nosso concerto teve o tema ‘Nossa gente, nossa música’ e conseguimos apresentar de maneira bem eclética um pouco do que aconteceu na música nestas últimas três décadas”, afirmou.

 

A noite teve ainda apresentação solo do trompetista Rogério de Souza Lima, músico que está na corporação desde sua fundação. A Banda apresentou clássicos como “Dois Corações”, “Concerto para um verão”, “Olé Brasil”, “Serenata”, “Coco” e ainda “Guarany”, entre outras músicas. “Agradeço a toda comunidade que nos acompanha neste trabalho”, disse o maestro.

 

Ao lado da primeira-dama Andréa Souza, do diretor de Cultura e Turismo, Leonardo Blanco, do secretário de Governo, Wagner Morais, e do maestro Márcio, o prefeito Bill destacou que a banda também estava comemorando a conquista da casa própria. “Sempre quis oferecer mais cultura, torná-la mais acessível à população e desde 2013 vínhamos buscando parcerias para ter um local mais apropriado, em que os moradores poderiam assistir apresentações, shows. Fico feliz em hoje comemorar o aniversário da banda no Teatro Municipal”, disse.

 

“Além do teatro da cidade, aqui é a casa da Banda. Este espaço recebeu o nome do Divair Moreira, uma pessoa que também fez história junto da banda, já que foi um dos músicos. Me orgulha ver toda essa estrutura sendo bem utilizada”, continuou, ressaltando ainda que em breve serão investidos cerca de R$ 400 mil, através do Ministério das Cidades, em equipamentos que deixarão o espaço ainda mais moderno. “O aniversário é de vocês, mas a festa é nossa pelo belo trabalho que realizam”, finalizou.

 

Leonardo Blanco também destacou a importância da corporação, que possui vários títulos no cenário regional. “É uma satisfação fazer parte desta data histórica e fico feliz, enquanto filho de Nova Odessa, em ver este belo trabalho sendo realizado”, disse.

 

O concerto comemorativo foi acompanhado também pelos diretores Achile Nicola Fosco (Projetos e Programas Educacionais) e Erik Ortolano (Obras), além do maestro da Banda Carlos Gomes de Campinas, Wilson Dias, familiares dos músicos da banda novaodessense, e convidados.

 

A BANDA – A Banda Sinfônica Municipal Prof. Gunars Tiss foi fundada em maio de 1987 e tinha cerca de 25 músicos em sua composição. Detentora do título de campeã estadual por nove vezes, sagrou-se vencedora, em 1997, no Concurso Pró-Banda da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo e foi bicampeã nacional de bandas em 1999 e 2000.

 

Durante sua trajetória, a corporação gravou três CDs e participa regularmente de eventos culturais promovidos na região.

 

Hoje, são 44 músicos atuantes na corporação que se reúnem semanalmente para os ensaios e levam um pouco da história da música e de Nova Odessa para toda região.

 

Comentários

Notícias relacionadas