20 de abril de 2024

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Como vender mais pela internet?

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A pandemia provocada pela Covid-19 causou um isolamento social em diversas cidades brasileiras. Isso reduziu a quantidade de pessoas nas ruas e fez com que empresas fechassem suas portas por tempo indeterminado. A consequência da redução nos negócios foi a tentativa de migrar as operações comerciais para o mundo virtual.

 

O Google, maior buscador do mundo, identificou que uma série de termos relacionados tiveram crescimento nas pesquisas neste intervalo entre março e abril. De acordo com informações extraídas da ferramenta Trends, houve crescimento nas buscas por:

 

  • Como vender cursos online já subiu mais de 130%
  • Nome para loja virtual cresceu 120%
  • Criar site de vendas cresceu 90%
  • Como vender pela internet cresceu mais de 50%

Do outro lado da ponta, os consumidores estão cada vez mais conectados, seja para trabalho em home office, para fazer suas compras ou mesmo no consumo de entretenimento online.

 

Logo, ter um ambiente de venda online torna-se cada vez mais necessário para os pequenos empresários dos mais diversos setores de atuação.

 

Profissionais do Sebrae, de empresas de marketing, do Facebook, do Google e muitos outros setores fazem transmissões por meio de plataformas como YouTube, Instagram e LinkedIn para ensinar esses novos empreendedores digitais a potencializar os seus resultados.

 

Abaixo segue uma série de dicas que podem ajudar quem quer vender mais pela internet.

 

Para sobreviver nesta crise e vender mais, siga esses passos:

 

Tenha um atendimento personalizado – No mundo virtual, as pessoas estão acostumadas a usar aplicativos como WhatsApp e Messenger para interagir com marcas e fornecedores de serviços que elas desejam.

 

Cada atendimento conta e isso exige atenção a cada interação.

 

Seja cordial, deixe uma mensagem automática informando o horário de atendimento e responda de forma satisfatória a cada solicitação.

 

Tenha um catálogo de produtos e serviços acessível – Colocar um site no ar com todos os detalhes dos seus itens e serviços em um curto prazo é uma tarefa quase impossível, mas pode ser contornada.

 

Algumas plataformas como Mercado Livre e PagSeguro permitem que você adicione um catálogo de produtos, amplie suas vendas e a carteira de clientes.

 

Além disso, é possível também promover seus produtos e despertar o interesse de compra em um volume maior de pessoas.

 

Converse com seus consumidores – Acima falamos da importância de um atendimento personalizado individual, mas essa não é a única solução de contato com os seus consumidores.

 

Você pode usar o Instagram para explicar detalhes sobre um produto novo ou um prato famoso em seu restaurante ou usar as lives do YouTube para transmitir um vídeo mais elaborado se o seu público-alvo estiver nesta plataforma.

 

Além disso, é necessário construir uma lista de contatos e interagir com eles por meio de newsletters segmentadas, sempre ajustadas com o interesse do seu consumidor.

 

Modernize o seu controle de clientes – Alguns empresários nunca ouviram falar de ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). Este tipo de solução agrega todos os dados dos clientes e fornecedores e permite ampliar a produtividade do time.

 

Neste tipo de sistema é possível acompanhar o desempenho dos vendedores, mesmo que eles estejam trabalhando em home office ou externamente, monitorar as metas e também fazer fluxos para medir o potencial de compra dos clientes, priorizando os atendimentos que são ‘quentes’.

 

Pesquise produtos e serviços em alta demanda – O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada Trends que permite consultar, dentro do seu segmento, o interesse crescente ou reduzido por um produto ou serviço no seu buscador.

 

Você pode fazer a pesquisa dos últimos dias, meses ou anos para identificar oportunidades e também aqueles produtos que não merecem ser explorados agora, já que o interesse por eles é bem pequeno.

Dados do comércio eletrônico na pandemia

O Ebit, sistema que faz a medição de vendas online, divulgou nesta semana os setores com maior elevação na demanda.

 

Segundo levantamento do Ebit, as vendas de eletrodoméstico subiram 21%, enquanto que acessórios de informática aumentaram 22,3%, casa e decoração subiram 23,5% e alimentos cresceram 21,7%.

 

Bens duráveis, turismo e artigos de luxo sofreram queda, mas diversos outros segmentos estão surfando firme na onda da digitalização.

 

Sua empresa pode aproveitar todo o potencial com um bom planejamento e mensuração de resultados. Logo você verá que vender mais pela internet não é nenhum bicho de sete cabeças.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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