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Como utilizar o Youtube na estratégia de marketing de sua empresa

O Youtube é uma plataforma de vídeos gratuita que é considerada uma rede social por muitos. A plataforma veicula vídeos de todos os tipos de assunto, para todas as idades, classes e etnias.

 

Além da amplificação do conhecimento, promovido pelos vídeos postados, a plataforma pode ser uma importante ferramenta de marketing na era digital, tendo em vista o grande número de pessoas que acessam o site.

 

Porém, você sabe quais são os principais objetivos ao usar a plataforma para marketing digital?

 

  • Produção de conteúdo relevante;
  • Engajamento do público de interesse;
  • Divulgação do seu produto;
  • Otimização da indexação em buscadores;
  • Parcerias com outros influenciadores e marcas;
  • Monetização (ganhos financeiros por quantidade de acessos).

 

Você já pensou nessa plataforma como uma ferramenta poderosa de marketing digital para sua empresa? Vamos te ensinar quais são as 8 principais etapas para abertura de uma conta no Youtube e uso desta plataforma como marketing digital do seu negócio.

1. Crie uma conta no Youtube

Se ainda não tem, deve abrir uma conta com os dados da empresa, em nome dela, dentro da plataforma, dentro da modalidade comercial.

 

A conta comercial permite que você gerencie diversos canais ao mesmo tempo, com acesso de diferentes usuários autorizados. Além disso, evita que os clientes possam ter acesso ao seu e-mail pessoal, veiculado em casos de contas particulares.

 

Mesmo que você não precise disso agora, é uma boa opção para mantê-lo disponível conforme sua empresa cresce, por meio do acesso de funcionários responsáveis pela manutenção da conta e canais.

2. Aprenda sobre seu público

Para vender seu produto é essencial que você tenha conhecimento sobre padrão de consumo, perfil de comportamento e estilo de vida de seus clientes. Isso pode ser fornecido por meio dos dados demográficos que a plataforma disponibiliza.

 

Uma opção interessante é adotar o uso da ferramenta interna da plataforma chamada Analytics, que fornece prontamente as métricas conforme período de interesse em formatos gráficos e estatísticos.

 

Por exemplo, pessoas que compram purificador de água soft by everest são interessadas em conteúdo para qualidade de vida e saúde, como prática de exercícios físicos e receitas fit, o que pode ser usado nos vídeos.

 

Outra boa dica é ler sobre os comentários que são deixados nos seus vídeos ou em vídeos semelhantes ao que sua empresa produzirá, com o intuito de conhecer os gostos e preferências, bem como direcionar o conteúdo.

 

Entendendo o que seu público deseja, pode planejar conteúdo mais condizente com o que se espera, aproximando o potencial cliente da empresa. Lembre-se de ter em mente não apenas conhecimento sobre o público que já possui, mas também sobre aquele que deseja aumentar.

 

Imagine que você vende ventilador climatizador industrial e já tem frigoríficos como grande público-alvo, mas deseja expandir para empresas do ramo de frios e laticínios. Você pode veicular vídeos sobre a forma como são feitos nas grandes empresas, e atrair seu cliente.

3. Pesquise sobre seus concorrentes

Pesquisa por empresas que usam as mesmas palavras-chave da sua para os buscadores, e selecione entre 3 a 5 para fazer uma análise crítica. A análise crítica pode conter informações sobre:

 

  • Contagens de inscritos;
  • Estatísticas de visualização;
  • Títulos e as descrições;
  • Uso de palavras-chave;
  • Comentários do público.

 

Com base nessas informações, você deve conduzir uma análise dos riscos, oportunidades, forças e fraquezas, a conhecida e aclamada matriz SWOT.

 

Essa análise é feita por comparação de sua empresa em relação aos concorrentes, a fim de traçar estratégias para corrigir suas fraquezas, reduzir os riscos e aumentar as forças e oportunidades.

 

Se o cliente pesquisa sobre “telha com isopor valor” e encontra vídeos sobre instalação e benefícios do seu concorrente, já sabe por onde começar. Adote essas palavras-chave na descrição e terá grandes chances de aparecer mais ao topo.

4. Aprenda com seus canais de preferência pessoal

Se você percorrer seu histórico na plataforma e conferir suas inscrições em canais, vai descobrir o que te prende nos vídeos, então, pode adotar essas mesmas estratégias para o seu negócio.

 

Observar o mecanismo de produção e roteiro dos vídeos em alta também é uma boa dica, pois teve muitos acessos em curto espaço de tempo. Saber quais são os métodos empregados pode ajudar nos seus vídeos.

 

Faça um exercício mental acerca da sua marca. Que tipo de conteúdo faz sentido para sua marca? Você planeja usar a plataforma para contar histórias, oferecer tutoriais ou estabelecer sua marca como um criador de tendências? 

 

Supondo que seu público faz buscas com o termo “portão basculante preço”. Pode ser interessante a veiculação de vídeos com tutoriais, seguindo um modelo, para manutenção e assistência em caso de problemas com o item.

5. Otimize os vídeos

A plataforma funciona como um mecanismo de busca de vídeos. Sendo assim, você deve adotar medidas para que seu conteúdo esteja sempre mais no topo dos resultados.

 

Sendo assim, pense em títulos fortes, claros e objetivos, adotando palavras-chave relevantes ao público-alvo. Evite pontuação excessiva, letras maiúsculas e linguagem vulgar ou sensacionalista, além de propaganda enganosa.

 

Pense no design da miniatura e crie algo personalizado e criativo, que traga um diferencial ao seu vídeo. Para isso, selecione tons de cores vibrantes e que combinem entre si, com uma fonte de letra condizente com algo impactante.

 

Para a descrição, opte pelo uso de palavras-chave em abundância, mas de modo natural, sem parecer spam. Lembre de respeitar as diretrizes da plataforma sobre as hashtags, que são palavras-chave antecedidas do símbolo (#).

 

Pessoas que adotam o termo “cordão de cracha personalizado preço”, por exemplo, estão interessadas em preços e locais para compra do item.

 

Se você tem uma papelaria e quer aumentar a venda deste item, pode adotar tal termo em associação a outras palavras-chave relacionadas em sua descrição, para assim, melhor guiar o público.

 

Adicione também cartões, telas finais, anúncios bumper (vídeos curtos) e marcas clicáveis ​​que ajudam seus vídeos a impulsionar ações e manter as pessoas em seu canal.

 

Relembre aos espectadores de curtir, compartilhar e comentar em seus vídeos, em algum momento de sua exibição. Isso aumenta as chances de seus vídeos terem melhor posicionamento pelo grande engajamento.

 

Considerando que você vende serviços para instalação de infraestrutura tic e veiculou um vídeo explicando sobre as tecnologias da informação e comunicação, pode veicular o anúncio em forma de banner ou cartão de clicar.

6. Envie e programe seus vídeos

Verifique a análise que você fez anteriormente do seu canal para ver se há um dia ou hora que tende a ter uma grande quantidade de visualizações e engajamento por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários.  

 

Depois de determinar o melhor momento para postar, tente estabelecer uma periodicidade de publicação contemplando esses aspectos. Agende a publicação desses vídeos nos melhores horários e terá sucesso no engajamento.

7. Otimize o canal para atrair seguidores

Prepare seu canal para que ele seja exibido mais facilmente nos resultados de busca. Para isso, preencha adequadamente o campo de descrição, busque uma arte e um ícone que represente seu canal.

 

Uma dica importante é adicionar uma lista de canais em destaque ao seu perfil, fornecendo, ou facilitando, o acesso a conteúdos semelhantes ao seu, o que permite alinhamento do seu material com outras empresas, agregando valor.

 

Se você vende purificador ibbl agua gelada, pode ser interessante associar seus vídeos a anúncios de empresas que produzem peças para manutenção do seu purificador.

 

Crie um trailer e adicione o link de mídia da rede social. O trailer deve ser intrigante a ponto de fazer a pessoa se interessar e clicar no link para redirecionamento.

8. Experimente a publicidade do próprio Youtube 

Dentro da própria plataforma você pode ter acesso a estratégias de divulgação do seu conteúdo, pagas, obviamente. O Youtube fornece 4 principais tipos de veiculação:

 

  • Anúncios in-stream puláveis;
  • Anúncios in-stream não puláveis ​​(incluindo anúncios bumper);
  • Anúncios video discovery (para descoberta);
  • Anúncios que não são de vídeo (banners, sobreposição).

 

Pense também em trabalhar com influenciadores da opinião pública, que estão em alta, e exercem grande poder de persuasão sobre seus seguidores quanto ao perfil de consumo.

 

Vamos supor que você pesquisou recentemente sobre empresa terceirizada de zelador nos buscadores. Então está assistindo a um vídeo e pode aparecer uma publicidade voltada para o serviço terceirizado de zelador pelo trabalho do algoritmo.

Vantagens do marketing veiculado no Youtube

O uso da plataforma traz múltiplos benefícios aos negócios, tais como maior engajamento, educação do público, entrega de valor, aumento da credibilidade e das vendas.

 

Cabe a você e sua equipe de administração ou tecnologia da informação traçar o perfil de consumo e estilo de vida de seu consumidor, a fim de estabelecer as melhores estratégias para atrair e reter os clientes. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.